Identidade corporativa cambiante e o conceito pragmático de fixação das crenças

Autores

  • Lucy Niemeyer Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ)
  • Raquel Ponte Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Design Cambiante, Identidade Corporativa, Fixação das Crenças.

Resumo

Este artigo visa mostrar que a identidade corporativa, além de identificar e diferenciar a empresa e comunicar seus valores, objetiva fixar crenças no público-alvo pelo uso redundante de seus elementos constituintes e pela constante referência ao objeto representado. Com base nos conceitos do Pragmatismo de Charles Sanders Peirce, pode-se perceber a importância da fixação das crenças para o estabelecimento de um hábito no consumidor, gerando a fidelização do cliente à empresa.

Biografia do Autor

Lucy Niemeyer, Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ)

Professora adjunta da ESDI-UERJ. Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC-SP.

Raquel Ponte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Assistente de Comunicação Visual Design da UFRJ. Doutoranda em Design pela ESDI-UERJ.

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Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos