Cursos Abertos On-line e Massivos (Massive Open Online Courses - MOOC): Instrumentalização a partir do compartilhamento de experiências na Saúde Coletiva

Daniel Canavese, Tatiana Engel Gerhardt, Marlise Bock Santos, Bruna Ghorzi, Mauricio Polidoro

Resumo


Os Cursos Abertos On-Line Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOC) fazem parte das estratégias do ensino à distância (EaD). Sua concepção prevê o ensino aprendizagem ofertado em ambiente virtual a partir de um processo autônomo, participativo, diverso, com ampla conectividade e interatividade. Neste texto, compartilhamos a operacionalização de MOOC que inclui a sua idealização, o desenvolvimento, a visão geral e a comunicação, de modo à gerar novas experiências de construção de cursos nessa modalidade. Sugere-se a ampliação de seu uso na Saúde Coletiva e na América Latina. A partir de experiências de MOOCs na Saúde Coletiva ofertados na Plataforma Lumina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul são apresentadas potencialidades e limitações.  


Palavras-chave


Educação à distância, E-learning.

Texto completo:

PDF


Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.