Cartografando processos de cuidado com mulheres usuárias de drogas e em contextos de violência: o percurso de criação de um dispositivo-clínico político

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Saúde Mental, Violência, Uso de Drogas, Dispositivo Clínico-Político.

Resumo

O presente trabalho relata a criação de um dispositivo clínico-político, constituído como um Grupo de Saúde Mental. Voltado para o cuidado em saúde de mulheres em contextos de violências e uso de drogas, atendidas em dois serviços da Rede de Saúde Mental do extremo sul de Santa Catarina. Este dispositivo foi criado a partir das demandas identificadas com a inserção de duas psicólogas residentes em saúde mental e atenção psicossocial, em dois serviços de saúde mental, um Núcleo de Prevenção a Violências e Promoção da Saúde (NUPREVIPS) e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). O movimento proposto inaugurou uma modalidade de atenção à saúde mental neste território, voltado às necessidades singulares das mulheres usuárias de drogas e mulheres que sofrem e sofreram violências. Situado em uma perspectiva terapêutica e feminista, a partir do compartilhamento de suas histórias e das construções de alternativas de cuidado e autonomia com as mulheres.

Biografia do Autor

Vitória de Oliveira de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Psicóloga clínica e psicanalista, especialista em Saúde Mental, Reabilitação e Atenção Psicossocial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestranda em desenvolvimento socioeconômico pela UNESC, pesquisando trabalho e relações de gênero de mulheres encarceradas. Pós-graduanda em filosofia e psicanálise: teoria, clínica e cultura. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, vulnerabilidades sociais, sofrimento ético-político, trabalho, gênero e usos de drogas.

Alana Oliveira da Cunha, Instituto de Saúde Coletiva (ISC) - UFBA

Psicóloga CRP 12/19464. Possui graduação em Psicologia com ênfase em saúde e educação pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).Especialista em Saúde Mental, Reabilitação e Atenção Psicossocial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é residente multiprofissional pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) - UFBA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, vulnerabilidades sociais, gênero, violência, usos de drogas, saúde sexual e redução de danos.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

de Souza, V. de O., & Oliveira da Cunha, A. (2022). Cartografando processos de cuidado com mulheres usuárias de drogas e em contextos de violência: o percurso de criação de um dispositivo-clínico político. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(1), 125–138. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6278