Integralidade na Atenção à Saúde e na Formação do Enfermeiro: Análise da Literatura (Integrality in health care in nursing education: literature review)
Palavras-chave:
Assistência Integral a Saúde, Enfermagem, Ensino SuperiorResumo
A integralidade vem sendo construída coletivamente no cotidiano das práxis de saúde, das políticas públicas e especificamente na formação dos profissionais de saúde por meio, principalmente, das mudanças nas estruturas curriculares e pedagógicas dos cursos de graduação em saúde. Neste contexto, o presente estudo visou traçar o perfil das produções científicas, que abordam o princípio da integralidade no processo de formação do enfermeiro, e verificar as fragilidade e potencialidades da aplicação do mencionado princípio no processo de formação. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, por meio de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e na BVS. A amostra final foi composta por nove artigos brasileiros. Conclui-se, por meio destes estudos, que existem muitas lacunas na formação acadêmica, fator que dificulta a aplicação da integralidade durante este processo, e produz impacto nas práticas destes futuros profissionais de saúde, que muitas vezes não conseguem compreender e/ou definir a integralidade do cuidado.
ABSTRACT – The integrality has been constructed collectively in the daily practice of health, public policies and specifically on training of health professionals, mainly through changes in curriculum structures and teaching of undergraduate courses in health. In this context, this study aims to outline the profile of scientific studies that address the principle of integrality in the process of nursing education and to verify the fragilities and potentialities applications of the principle of integrality in the training process. This is an exploratory descriptive research through a literature review in the databases LILACS, BDENF, MEDLINE and BVS. The final sample was composed of nine Brazilian papers. It was concluded from these studies that there are many gaps in academic formation, which hampers the application of the integrality during this process, impacting on the practices of these future health professionals, who often cannot comprehend and/or determine an integrality care.
Keywords: Comprehensive Health Care; Nursing; Education, Higher
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