Estado nutricional de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família no município de Itajaí (SC): análise dos indicadores no período de 2008 a 2015.
Palavras-chave:
sistemas de informação em saúde, criança, estado nutricional, programa bolsa famíliaResumo
Introdução: O Programa Bolsa Família (PBF) tem entre suas finalidades, favorecer a segurança alimentar e nutricional das famílias por meio de transferência direta de renda. Objetivo: Analisar a evolução dos indicadores dos índices de peso/idade, altura/idade e Índice de Massa Corporal/idade de crianças menores de cinco anos beneficiárias do PBF no período de 2008 a 2015 no município de Itajaí e comparar a diferentes estratos: estadual (Santa Catarina), regional (região sul) e nacional (Brasil). Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo ecológica, desenvolvida com dados secundários disponibilizados através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Foram coletados percentuais e calculada a média e o coeficiente de variação de peso/idade, altura/idade e Índice de Massa Corporal/idade. Resultados: O município de Itajaí destacou-se positivamente na maioria dos indicadores com relação aos outros estratos, apresentou melhores resultados nos déficits de estatura e peso para idade ao longo do tempo, manteve os níveis de eutrofia estáveis e aumentou o índice de peso elevado. Ao avaliar o Índice de Massa Corporal/idade, houve percebeu-se tendência para o aumento do risco de sobrepeso. Conclusão: Os indicadores, de forma geral, tiveram um impacto positivo no déficit nutricional das crianças, porém, tanto o município de Itajaí quanto os demais estratos analisados apresentaram aumento no sobrepeso e obesidade.
Referências
ANSCHAU, F. R. Insegurança alimentar de beneficiários de programas de transferência de renda. 2008. 93f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.
BRASIL. C. (2004). Decreto nº 5209, de 17 de setembro de 2004. Decreto Nº 5.209 de 17 de Setembro de 2004. BrasÃlia, 2004.
BRASIL, M. da S.. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional: SISVAN na assistência à saúde. BrasÃlia: Ministério da Saúde, 2008. 33 p.
BRASIL. M. do D. S. e C. F. Programa Bolsa FamÃlia: Agenda da FamÃlia. BrasÃlia: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2010.
COELI, C. M. Sistemas de Informação em Saúde e uso de dados secundários na pesquisa e avaliação em saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 335-336, set. 2010.
COTTA, R. M. M.; MACHADO, J. C. Programa Bolsa FamÃlia e segurança alimentar e nutricional no Brasil: revisão crÃtica da literatura. Revista Salud Publica, [s.l.], v. 33, n. 1, p. 54-60, jun. 2013.
ESUS, G. M. e col. Déficit nutricional em crianças de uma cidade de grande porte do interior da Bahia, Brasil. Ciências e Saúde Coletiva, [s.l.], v. 19, n. 5, p. 1581-1588, maio 2014.
FLORES, L. S. e col. Trends of underweight, overweight, and obesity in Brazilian children and adolescents. Jornal de Pediatria, [s.l.], v. 89, n. 5, p. 456-461, set. 2013. Elsevier BV.
JAÃME, P. C.; SANTOS, L. M. P. Transição nutricional e a organização do cuidado em alimentação e nutrição na Atenção Básica em saúde. Divulgação em Saúde Para Debate, Rio de Janeiro, v. 51, n. 0, p. 72-85, out. 2014.
MARTINS, J. I. C. Obesidade e estilos de vida em crianças em idade pré-escolar. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestre em Ensino de Educação FÃsica dos Ensino Básico e Secundário, Universidade de Trasosmontes e Alto Douro, [s.l.], 2015.
MONTEIRO, F. e col. Bolsa FamÃlia: insegurança alimentar e nutricional de crianças menores de cinco anos. Ciências e Saúde Coletiva, [s.l.], v. 19, n. 5, p. 1347-1358, maio 2014.
PAULA, D. V. de e col. Avaliação nutricional e padrão de consumo alimentar entre crianças beneficiárias e não beneficiárias de programas de transferência de renda, em escola municipal do MunicÃpio de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, em 2009. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 385-394, set. 2012.
PEDRAZA, D. F. Crescimento linear das crianças brasileiras: reflexões no contexto da equidade social. Revista de Nutrição, [s.l.], v. 29, n. 2, p. 287-296, abr. 2016.
PEDRAZA, D. F.; SALES, M. C.; MENEZES, T. N. de. Fatores associados ao crescimento linear de crianças socialmente vulneráveis do Estado da ParaÃba, Brasil. Ciências e Saúde Coletiva, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 935-946, mar. 2016.
PINHEIRO, J. L. Influência do PIB per capita, Ãndice de Gini e Ãndice de Vulnerabilidade Social na concessão de Bolsa FamÃlia para municÃpios catarinenses - análise de 2010. 2016. 76 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
SOARES, A. P. H. e col. Análise da Prevalência de Baixo Peso em Crianças Menores de Cinco Anos de Idade, inscritas no projeto "Hortas Domésticas". Revista Eletrônica Gestão & Saúde, [s.1]., v. 4, n. 4, p. 1326-1343, jul. 2013.
WOLF, M. R.; BARROS FILHO, A. de A. Estado nutricional dos beneficiários do Programa Bolsa FamÃlia no Brasil - uma revisão sistemática. Ciênciaa e Saúde Coletiva, [s.l.], v. 19, n. 5, p. 1331-1338, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas