Estratégias de captação de doadores de sangue no Brasil: um processo educativo convencional ou libertador? (The strategy for blood donors in Brazil: a conventional educative process or liberating?)
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Doadores de Sangue, Bancos de Sangue, Marketing Social, Motivação, BrasilResumo
Esse estudo analisou as estratégias que vêm sendo utilizadas no Brasil para a captação e fidelização de doadores de sangue, considerando os critérios das tendências que orientam a prática pedagógica. A partir das seis etapas de Ganong para a Revisão Integrativa de Literatura, foram identificados 39.226 estudos e realizada análise aprofundada de 12, segundo critérios de pertinência e consistência do conteúdo. Os resultados foram sistematizados a partir da classificação das estratégias de captação no olhar das práticas pedagógicas convencional, progressista e libertadora. Concluiu-se que a tendência progressista é predominante nas estratégias brasileiras, com leve inclinação à adoção de estratégias libertadoras de ensino. Essa realidade insinua um momento de mudança das práticas pedagógicas para a captação de doadores, que visa à transformação dos sujeitos para a construção de uma nova realidade, pautada no diálogo, no despertar crítico, de compromisso social e exercício da cidadania.
ABSTRACT - This study analyze the strategy that are been used in Brazil in capture and long term programs for blood donors, considering the criteria tendency that supervise the pedagogy. Starting from the six steps of Ganong for the Integration Revise Literature, 39.226 studies were identified and profound analysis of 12 according to the pertinence criteria and content consistency. The results were systemized from the classification of the capitation strategy on the outlook of conventional pedagogy strategy, progressive and liberating. They finalize that the progressive tendency are predominant in the Brazilian strategy, as slight inclination to adoption of liberating strategy of teaching. This reality insinuate a moment of change of pedagogy practice and capitation of donors, that wants a transformation of people for the construction of a new reality, guided in the dialogue, to awaken the critics, the social commitment and the exercise of citizenship.
keywords: Health Education; Blood Donors; Blood Banks; Social Marketing; Motivation; Brazil
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