Parceria público-privada (PPP) nos sistemas de saúde brasileiro e inglês: um estudo comparativo.

Autores/as

  • Loriana Guaresi Universidade do Vale do Itajaí
  • Paulo Rogério Melo de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

Palabras clave:

Políticas Públicas, Sistemas de Saúde, Parcerias Público-Privadas

Resumen

O artigo compara as parcerias público-privada nos sistemas de saúde brasileiro (SUS) e inglês (NHS), com o propósito de observar consonâncias e dissonâncias destes sistemas de saúde, com enfoque nas parcerias público-privadas. Considera-se através desta pesquisa, que as semelhanças sugerem que ambos sistemas possuem legislação vigente, o período de concessão da Parceria Público-Privada (PPP), em que optaram por longa duração e na avaliação econômica, que tanto o NHS, na forma do Value for Money, quanto no SUS, através de estudo técnico, realizam esta avaliação.

Biografía del autor/a

Loriana Guaresi, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí/SC, pós-graduada em Atenção Domiciliar pela Universidade Federal de Santa Catarina e Processo de Trabalho em Redes de Atenção pela Universidade do Vale do Itajaí/SC, mestranda do Mestrado Profissional Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí/SC. 

Paulo Rogério Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade do Vale do Itajaí/SC. 

Publicado

2020-08-17

Cómo citar

Guaresi, L., & Melo de Oliveira, P. R. (2020). Parceria público-privada (PPP) nos sistemas de saúde brasileiro e inglês: um estudo comparativo. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 10(1/2/3), 130–137. ecuperado a partir de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5413

Número

Sección

Artigos originais