Referência e Contrarreferência: Compreensões e Práticas
Palabras clave:
Sistema Único de Saúde, Acesso aos serviços de saúde, Referência e Consulta, Prática Profissional.Resumen
RESUMO
A Referência e a Contrarreferência em Saúde são mecanismo do Sistema Único de Saúde (SUS), que favorecem a troca de informações na rede de atenção, o trânsito do usuário no sistema, e a continuidade do cuidado, portanto é considerada uma potente ferramenta que promove a prática integral na saúde. Infelizmente, devido à fragmentação do sistema de atenção, ainda se esbarra em algumas dificuldades para sua efetivação. Em tal contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) também possuem papel no processo de reversão da realidade fragmentada da prática em saúde, para a operacionalização de uma prática integral e mais humanizada. Na busca do entendimento deste contexto para melhores resultados, este estudo analisou as compreensões e práticas expressas por sextanistas do curso de medicina sobre Referência e Contrarreferência em Saúde. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos estudantes. A amostra foi determinada pelo critério de saturação de dados. A análise de conteúdo em sua modalidade temática possibilitou a interpretação dos dados. Após a análise dos dados, depreenderam-se quatro categorias e sete núcleos de sentido. Este estudo permitiu, além da identificação dos conteúdos teóricos aprendidos pelos estudantes, o reconhecimento da importância da prática da Referência e Contrarreferência em Saúde no processo de formação dos estudantes no curso de medicina em interface com o trabalho no cotidiano dos serviços de saúde.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas