Saúde e Trabalho Docente: Compreendendo a Relação entre as condições de trabalho, o convívio familiar/social e a saúde de professores
Palavras-chave:
Docência, Saúde, Família, Teoria Fundamentada em Dados.Resumo
A profissão docente tem sido marcada por muitos desafios na atualidade. Dentre estes desafios, as condições de trabalho dos professores, que podem influenciar sobremaneira os processos de saúde-doença desta classe de profissionais, e também refletir diretamente no convívio familiar e social dos docentes. Desta forma,este artigo tem como objetivos compreender os processos envolvidos na relação saúde-doença de professores de escolas públicas da cidade de Montes Claros-MG a partir de vivências e condições de trabalho.Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, baseada no Interacionismo Simbólico.Teve o intuito principal de iniciar o desenvolvimento de uma teoria relativa ao adoecimento de professores da Educação Básica por meio do método da Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Este estudo foi realizado com os professores das escolas estaduais da cidade de Montes Claros-MG. Os professores participantes deste estudo foramselecionados de forma intencional e foram divididos em grupos amostrais, totalizando em 19. professores. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas narrativas. A análise e a interpretação dos conteúdos transcritos produzidos foram desenvolvidas de acordo com a proposta metodológica da TFD. A análise dos dados usou o software ATLAS/Ti 8.0 como suporte às interpretações e organização documental. E para a interpretação das entrevistas foi empregada a Análise de Discurso (AD). Em sua análise e considerações finais, podemos verificar que tanto a saúde e qualidade de vida dos professores estão sendo afetadas pelo trabalho docente. Além de evidenciar uma influencia do trabalho docente no convívio familiar e social destes trabalhadores.Downloads
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