Integração ensino-serviço nos cursos de saúde da UFBA

Autores/as

  • Renata Meira Veras UFBA
  • Aline Silva Baldoino Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

ensino, serviço, universidade, saúde

Resumen

Este estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo exploratório, teve como objetivo analisar as atividades de integração ensino-serviço que colaboram no processo de formação superior de cursos oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), demonstrando como estas atividades estão sendo desenvolvidas, os cenários de prática existentes e as principais dificuldades pertinentes à relação entre a universidade e os serviços de saúde.  Foi realizada a leitura de projetos pedagógicos dos cursos de saúde, sendo selecionados os sete, a seguir: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Como instrumento de coleta foi aplicada uma entrevista aos coordenadores, tendo como resultados 8 tipos de atividades de integração ensino-serviço, 57 cenários de prática e listadas as principais dificuldades. Conclui-se que a UFBA contempla atividades na área de saúde que viabilizam a integração-ensino no processo de formação superior, embora existam algumas dificuldades nesta relação.

Biografía del autor/a

Renata Meira Veras, UFBA

Professora Adjunto do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdiscipiinares sobre a Universidade.

Aline Silva Baldoino, Universidade Federal da Bahia

Fisioterapeuta. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.

Publicado

2020-08-10

Cómo citar

Veras, R. M., & Baldoino, A. S. (2020). Integração ensino-serviço nos cursos de saúde da UFBA. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 9(1/2/3), 028–040. ecuperado a partir de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4481

Número

Sección

Artigos originais