As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna

Autores

  • Tayane Rogeria Lino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudia Mayorga Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Mulheres cientistas, Ciência Moderna, Historiografia, desigualdade

Resumo

Resumo: O artigo pretende revisitar o complexo debate da participação das mulheres no campo científico ocidental moderno. O estado da arte considerou aspectos institucionais da participação das mulheres nas práticas científicas; os indicadores de produtividade; o resgate da história pessoal das mulheres na ciência; e a cultura científica nas diferentes áreas disciplinares. Se de um lado, há uma corrente teórica que afirma a ausência de mulheres na ciência, de outro existe um conjunto de acadêmicos que relatam a presença de mulheres na ciência e se debruçam sobre os mecanismos de invisibilização destas na historiografia. É certo que o controverso campo “Mulheres e Ciência” apresenta concepções distintas acerca da participação de seus sujeitos entretanto, um consenso se faz presente, a compreensão de que a ciência é um campo de poder e que as mulheres têm estado em desvantagem. Mais do que escolher um dos lados ou estabelecer divisões a priori, a proposta deste artigo é ocupar na zona fronteiriça desses estudos, percorrendo pontos de aproximação e distanciamento entre uma reflexão e outra em um caminho que possa subsidiar a busca por entendimento sobre a participação das mulheres nas Ciências.

Biografia do Autor

Tayane Rogeria Lino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente vice-coordenadora do Instituto Mineiro de Saúde mental e Social - Instituto ALBAM, integra o colegiado gestor do núcleo BH da Associação Brasileira de Psicologia Social e professora do curso de graduacao em Psicologia no Centro Universitário Alis Bom Despacho.  Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Política. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.

Cláudia Mayorga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri - Espanha (2007) com foco em estudo sobre gênero, política e feminismo. É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade Complutense de Madrid (2011 e 2012). Atualmente é Editora da Revista Interfaces - Revista de Extensão da UFMG e co-editora da Revista Psicoperspectivas (Chile). Foi editora chefe da Revista Psicologia & Sociedade, periódico científico da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) (2012-2015). Foi membro do Comitê Editorial de Scielo em Perspectiva - Humanas (2014 e 2015). Foi membro da Diretoria Nacional da Abrapso (2004/2005) e vice-presidente da Abrapso Regional Minas (2006/2007). Participa do GT da ANPEPP, Psicologia, Política e Sexualidades. Como editora da Revista Psicologia & Sociedade, recebeu grant da American Psychological Association (2012/2013). Atualmente é pesquisadora contemplada pelo PPM Fapemig (2015-2017). Áreas de pesquisa e extensão: Psicologia Social e Feminismos com os seguintes temas: gênero, relações raciais, sexualidade e política; análise interseccional da desigualdade social brasileira; psicologia comunitária, favela e intervenção psicossocial; juventude e participação; democratização da universidade e ações afirmativas; epistemologia feminista e metodologias participativas. Atualmente está como Pró-reitora adjunta de extensão da UFMG (2014-2018).

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Lino, T. R., & Mayorga, C. (2016). As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 7(3), 96–107. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4239

Edição

Seção

Artigos originais