Transcendendo fronteiras e criando noticias: A Agência de Notícias de Resposta ao Sida em Moçambique

Autores/as

  • Lucas Pondaco Bonanno Faculdade de Saúde Pública da USP
  • Maria da Penha Vasconcellos Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Comunicação social, jornalismo científico, saúde pública, transnacionalização.

Resumen

Criado em São Paulo, no Brasil, em 2003, o projeto que estabelece uma agência de notícias especializada em Aids chega a capital de Moçambique, Maputo, em 2009. Este artigo analisa os resultados obtidos pela agência moçambicana nos primeiros quatro meses de atividade, período em que recebeu, in loco, apoio de profissionais da agência brasileira. Neste estudo, observaram-se a importância do jornalismo científico e independente, levar em consideração a cultura local e direcionar ações para públicos específicos.  A experiência obtida com esta iniciativa transnacional possibilita almejar a criação de uma rede de agência de noticias sobre Aids pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Biografía del autor/a

Lucas Pondaco Bonanno, Faculdade de Saúde Pública da USP

Mestrando em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo.

Maria da Penha Vasconcellos, Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Livre docente da Universidade de São Paulo. Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública.

Publicado

2014-08-29

Cómo citar

Bonanno, L. P., & Vasconcellos, M. da P. (2014). Transcendendo fronteiras e criando noticias: A Agência de Notícias de Resposta ao Sida em Moçambique. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(1), 73–80. ecuperado a partir de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2591

Número

Sección

Artigos originais