Intersecções entre envelhecimento e sexualidade de mulheres idosas
Keywords:
Envelhecimento, Sexualidade, MulheresAbstract
A manutenção de estereótipos negativos e a normatização da identidade do idoso categorizam significações ao envelhecimento. As limitações, perdas e inatividade sexual perpassam a concepção social do que é tornar-se velho, não considerando as diversas trajetórias envolvidas ao envelhecimento, seus diferentes contextos e indivíduos. Esse fenômeno, por sua vez, resulta na negação da intersecção velhice e sexualidade. Objetivamos, neste estudo, compreender as vivências das sexualidades de mulheres na velhice, visando à urgência na discussão acerca do envelhecimento. Faz-se necessário que esta temática tome proporções ainda maiores, para que se promovam debates acerca da visibilidade não só das sexualidades na vida dos idosos, mas dos significados que envolvem a velhice, suas trajetórias e vivências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo sugerida por Laurence Bardin. Realizou-se um levantamento de categorias temáticas como: a) trajetórias de vidas; b) envelhecimento, sexualidade e geração; c) família, envelhecimento e sexualidade e d) relacionamentos atuais. Consideramos que as participantes demonstraram a existência de novas experimentações que possibilitam a reinvenção de uma velhice que se desdobra em meio aos preconceitos geracionais, corporais e sexuais. Faz-se imprescindível a discussão acerca das políticas de inclusão das mulheres idosas, para que se reconheça a necessária visibilidade que as sexualidades e os múltiplos modos de expressar-se subjetivamente possuem na velhice.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas