Intersecções entre envelhecimento e sexualidade de mulheres idosas

Autores

  • Juliana Fernandes-Eloi Universidade de Fortaleza
  • Anne Joyce Lima Dantas Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Aline Maria Barbosa Domício Sousa Universidade de Fortaleza
  • Elder Cerqueira-Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Luciana Maria Maia Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Envelhecimento, Sexualidade, Mulheres

Resumo

A manutenção de estereótipos negativos e a normatização da identidade do idoso categorizam significações ao envelhecimento. As limitações, perdas e inatividade sexual perpassam a concepção social do que é tornar-se velho, não considerando as diversas trajetórias envolvidas ao envelhecimento, seus diferentes contextos e indivíduos. Esse fenômeno, por sua vez, resulta na negação da intersecção velhice e sexualidade. Objetivamos, neste estudo, compreender as vivências das sexualidades de mulheres na velhice, visando à urgência na discussão acerca do envelhecimento. Faz-se necessário que esta temática tome proporções ainda maiores, para que se promovam debates acerca da visibilidade não só das sexualidades na vida dos idosos, mas dos significados que envolvem a velhice, suas trajetórias e vivências. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo sugerida por Laurence Bardin. Realizou-se um levantamento de categorias temáticas como: a) trajetórias de vidas; b) envelhecimento, sexualidade e geração; c) família, envelhecimento e sexualidade e d) relacionamentos atuais. Consideramos que as participantes demonstraram a existência de novas experimentações que possibilitam a reinvenção de uma velhice que se desdobra em meio aos preconceitos geracionais, corporais e sexuais. Faz-se imprescindível a discussão acerca das políticas de inclusão das mulheres idosas, para que se reconheça a necessária visibilidade que as sexualidades e os múltiplos modos de expressar-se subjetivamente possuem na velhice.

Biografia do Autor

Juliana Fernandes-Eloi, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Psicologia pela UNIFOR. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política - NUPEX (Estácio do Ceará). Integrante do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social - LEPES, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da UNIFOR. Psicoterapeuta. Tem experiência em Psicologia Clínica, Psicologia Social, gênero, sexualidades e violência.

Anne Joyce Lima Dantas, Centro Universitário Estácio do Ceará

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Facilitadora do Núcleo de Estudos em Psicologia, Gênero e Política - NUPEX (Estácio do Ceará). Desenvolve estudos sobre: Gênero, Violência, Sexualidade e Envelhecimento.

Aline Maria Barbosa Domício Sousa, Universidade de Fortaleza

Doutora em Psicologia Social Crítica pela Universidade do Minho - Portugal e Universidade de São Paulo - Brasil (UMINHO / USP). Coordenadora do "Projeto de Mãos Dadas" de psicoterapia infantil do Centro Universitário Estácio do Ceará. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interlocuções de Estudos Multidisciplinares sobre corpo, gênero e sexualidade (UNIFOR). 

Elder Cerqueira-Santos, Universidade Federal de Sergipe

Psicologia do Desenvolvimento

Psicoloogia Social

Luciana Maria Maia, Universidade de Fortaleza

Psicologia Social

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Fernandes-Eloi, J., Lima Dantas, A. J., Barbosa Domício Sousa, A. M., Cerqueira-Santos, E., & Maia, L. M. (2017). Intersecções entre envelhecimento e sexualidade de mulheres idosas. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(1), 61–71. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4196

Edição

Seção

Artigos originais