Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) como agente promotor de mudanças na formação de graduação e nas práticas profissionais
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Educação em Saúde, Estágios, Prática Profissional, Serviços de SaúdeResumo
O VER-SUS, projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com outras entidades da sociedade, tem o escopo de discutir e almejar uma formação de qualidade para o SUS utilizando práticas inovadoras de educação na área da saúde. Assim, este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de estágio interdisciplinar de vivências por meio do Projeto VER-SUS em Sobral - CE. O VER-SUS, suscita um espaço de construção de saberes, que permite a troca de experiências entre estudantes de diferentes cursos, otimizando, o valor de cada profissão, usuário e gestor dos serviços de saúde. Assim, amplia-se o olhar do acadêmico em relação à saúde e sua formação, instigando o protagonismo estudantil.
Abstract: The VER-SUS, a project developed by the Ministry of Health in conjunction with other entities of society, has the scope to discuss and crave quality training for the SUS using innovative education practices in healthcare. Thus, this study aims to describe an experience of interdisciplinary internship experiences through Project VER-SUS in Sobral - CE. The VER-SUS, raises an area of knowledge construction, which allows the exchange of experience among students from different courses, optimizing the value of each profession, user and manager of health services. Thus, we enlarge the look of academia in relation to health and their education, urging the student role.
Keywords: Unified Health System; Health Education; Internships; Professional Practice; Health Services.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS): polÃticas e ações. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 2012.
Brasil. Ministério da Saúde. PolÃtica de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: pólos de educação permanente em saúde. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 2004.
Brasil. Ministério da Saúde. VER-SUS Brasil Caderno de textos. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 2004.
Mendes FMS, Fonseca KA, Brasil JA, Dalbello-Araújo A. Ver–Sus: Relato de Vivências na Formação de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão 2012; 32 (1): 174-187.
Canônico RP, Brêtas ACP. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde. Acta Paul Enferm 2008; 21 (2): 256-61.
Bosi MLM, Paim JS. Graduação em Saúde Coletiva: limites e possibilidades como estratégia de formação profissional. Ciência & Saúde Coletiva, 2010; 15 (4): 2029-2038.
Pagani R, Andrade LOM. Preceptoria de Território, Novas Práticas e Saberes na Estratégia de Educação Permanente em Saúde da FamÃlia: o estudo do caso de Sobral, CE. Saúde Soc 2012; 21(1): 94-106.
Bezerra IMP, Oliveira AKS, Silva CC, Lima Neto EA, Silva ATMC. Velhas e novas formas de intervenção em saúde: os modelos assistenciais em análise. Saúde em Debate, 2011; 35 (89): 197-206.
Brasil. Ministério da Saúde. Coleção para entender a Gestão do SUS 2011. BrasÃlia: CONASS; 2011.
Nogueira VMR, Mioto RCT. Desafios atuais do Sistema Único de Saúde – SUS e as exigências para os Assistentes Sociais. Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional 2006: 1-25.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Caderno Assistência Social. BrasÃlia: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome; 2011.
Gohn MG. Ações coletivas civis na atualidade: dos programas de responsabilidade/compromisso social às redes de movimentos sociais. Ciências Sociais Unisinos 2010; 46(1): 10-17.
Coelho JS. Construindo a Participação Social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saúde Soc. 2012; 21(1): 138-151.
Longhi JC, Canton GAM. Reflexões sobre cidadania e os entraves para a participação popular no SUS. Physis - Saúde Coletiva 2011; 21(1): 15-30.
Brasil. Lei n. 8.142 de 28 de dezembro de 1990. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 1990.
Reis AC. (Tese). A dança da vida: a experiência estética da Biodança. Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo. 2012.
Pinho AMM, Castro GS, Ximenes VM, Moreira CP, Barreto GP. Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência. Aletheia 2009; 30: 27-38.
Ostetto LE. Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores. Cad. Cedes 2010; 30 (80): 40-55.
Brasil. Ministério da Saúde. PolÃtica Nacional de Educação Permanente em Saúde. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 2009.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas