Representações sociais da violência na perspectiva da adolescente

Autores

Palavras-chave:

Adolescente, Percepção, Violência contra a Mulher, Pessoas LGBTQIA , Racismo.

Resumo

A adolescência é uma etapa do desenvolvimento na qual ocorrem diversas alterações biopsicossociais. Trata-se de uma fase em que há maior exposição às situações de risco para a saúde e a vida, dentre elas a violência. Esse estudo teve como objetivo identificar, na perspectiva das adolescentes, suas percepções acerca da violência, especialmente a de gênero, nos seus cotidianos. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que se sustenta no referencial teórico das representações sociais. Participaram 14 mulheres adolescentes, com faixa etária entre 11 e 18 anos, incluindo uma que se reconhece como mulher transexual. A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho a agosto de 2021 de forma virtual através de plataforma do Google Meet. As estratégias de coleta foram a entrevista individual e o grupo focal. A análise de dados foi realizada através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e emergiram como resultado as seguintes categorias temáticas: a) percepções acerca da violência contra mulher; b) percepções acerca da violência contra mulher negra; e c) percepções acerca da violência contra mulher LGBTQIA+. Conclui-se que as adolescentes conseguiram verbalizar sobre as violências presenciadas especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. Foram promovidos diálogos sobre as especificidades da violência contra mulher negra e LGBTQIA+ e, assim, as adolescentes foram capazes de reinterpretar a realidade vivida em seus cotidianos, apresentando novas representações ou reafirmando seus valores, ao lhe serem apresentados diferentes posicionamentos partilhados socialmente em grupo sobre a temática da violência. Há um longo caminho a ser percorrido na desconstrução da cultura patriarcal, misógina, racista e LGBTQIA+fóbica, pois são questões estruturadas e institucionalizadas no Brasil e no mundo com concepções sobre a mulher adolescente construídas historicamente.

Biografia do Autor

Geisilane Nogueira da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ - CCO)

Psicóloga, Discente da Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente. Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ - CCO). 

Elaine Cristina Dias Franco, Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ - CCO)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, docente da Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ - CCO).

Letícia Dutra Moreira Mendes, Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ - CCO)

Discente de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ - CCO).

Downloads

Publicado

2022-03-31