Os saberes sobre a Fonoaudiologia entre os viventes do Projeto VER-SUS: fortalecendo vínculos para a questão interdisciplinar
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Saúde Pública, Interdisciplinaridade, Capacitação de recursos humanos em saúdeResumo
O presente estudo buscou verificar a compreensão dos versusianos de diferentes áreas de atuação, em especial a área da saúde, sobre a Fonoaudiologia e a relação com a atuação interdisciplinar na formação discente. Foram realizadas entrevistas com viventes do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), edição de inverno Oeste Catarinense ano 2016, contempladas a partir de encontros com os participantes de forma presencial e semipresencial. Foram utilizadas imagens que remetessem a atuação da Fonoaudiologia, juntamente com um roteiro com questões norteadoras. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de Minayo. Participaram do estudo 16 viventes, sendo 8 graduandos e 8 graduados. Os relatos foram categorizados em quatro categorias, sendo elas (I) Saberes dos versusianos sobre a atuação fonoaudiológica; (II) Aspectos biologicistas enraizados; (III) Saberes acerca das atividades interdisciplinares e sutis inferências para a interprofissionalidade; (IV) A importância do VER-SUS na formação. Pôde-se verificar que os versusianos possuem delicada compreensão sobre a fonoaudiologia, bem como da possibilidade de atuação interdisciplinar e interprofissional, focando os aspectos curativistas. Além disso, referiram que o VER-SUS é um projeto agregador de experiências enriquecendo sua formação nos aspectos de humanização e possibilidade do trabalho interdisciplinar. Apesar da visão biologicista encontrada nos saberes, o grupo reconhece a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a fonoaudiologia e o impacto positivo que repercute nas ações interdisciplinares em virtude das práticas e vivências compartilhadasDownloads
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