Brinquedo Terapêutico na Fisioterapia Respiratória em Pediatria: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Fabiula Joanita da Mata Belém Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.
  • Bruna Weber Santos Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça– SC/Brasil.
  • Juliana Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.
  • Izabel Cabral Xavier Sarmento de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.
  • Renata Maba Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.
  • Camila Isabel Santos Schivinski Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Palavras-chave:

Fisioterapia

Resumo

Objetivo: analisar as formas de utilização de brinquedos como instrumentos terapêuticos e coadjuvantes ao tratamento da fisioterapia respiratória aplicada à pediatria. Método: revisão sistemática conduzida nas fontes eletrônicas Pubmed/Medline, LILACS e SciELO em maio de 2017 utilizando-se descritores (Mesh e Decs) e palavras-chave específicas para a temática investigada. Foram incluídos os estudos, Guidelines e revisões que referenciaram o uso de brinquedos como instrumentos terapêuticos durante o atendimento de fisioterapia respiratória na faixa etária pediátrica, analisados por 03 avaliadores independentes. Resultados: identificou-se 563 títulos, dos quais 08 elegíveis, sendo 05 publicados nos últimos 10 anos. Constatou-se o uso frequente de brinquedos de sopro simples (cata-vento, bolinha de sabão e de isopor) como dispositivos educativos para o controle respiratório, além da utilização do vídeo game, o qual apresentou benefícios ao ser empregado como alternativa de terapia respiratória. Conclusão: de forma empírica, os estudos apresentam efeitos terapêuticos positivos com a utilização de brinquedos durante a fisioterapia respiratória. No entanto, novas pesquisas são necessárias para investigação dos efeitos fisiológicos desses dispositivos, suas indicações e técnicas de aplicação.

Biografia do Autor

Fabiula Joanita da Mata Belém, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Mestranda em fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Bruna Weber Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça– SC/Brasil.

Graduada em fisioterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça– SC/Brasil.

Juliana Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Graduanda do curso de bacharelado em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Izabel Cabral Xavier Sarmento de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Renata Maba Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Camila Isabel Santos Schivinski, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

Professora Doutora dos cursos de graduação e pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis – SC/Brasil.

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

Belém, F. J. da M., Weber Santos, B., Cardoso, J., Figueiredo, I. C. X. S. de, Gonçalves, R. M., & Schivinski, C. I. S. (2017). Brinquedo Terapêutico na Fisioterapia Respiratória em Pediatria: Uma Revisão Sistemática. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 120–127. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4838

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas