Brinquedo Terapêutico na Fisioterapia Respiratória em Pediatria: Uma Revisão Sistemática
Palavras-chave:
FisioterapiaResumo
Objetivo: analisar as formas de utilização de brinquedos como instrumentos terapêuticos e coadjuvantes ao tratamento da fisioterapia respiratória aplicada à pediatria. Método: revisão sistemática conduzida nas fontes eletrônicas Pubmed/Medline, LILACS e SciELO em maio de 2017 utilizando-se descritores (Mesh e Decs) e palavras-chave específicas para a temática investigada. Foram incluídos os estudos, Guidelines e revisões que referenciaram o uso de brinquedos como instrumentos terapêuticos durante o atendimento de fisioterapia respiratória na faixa etária pediátrica, analisados por 03 avaliadores independentes. Resultados: identificou-se 563 títulos, dos quais 08 elegíveis, sendo 05 publicados nos últimos 10 anos. Constatou-se o uso frequente de brinquedos de sopro simples (cata-vento, bolinha de sabão e de isopor) como dispositivos educativos para o controle respiratório, além da utilização do vídeo game, o qual apresentou benefícios ao ser empregado como alternativa de terapia respiratória. Conclusão: de forma empírica, os estudos apresentam efeitos terapêuticos positivos com a utilização de brinquedos durante a fisioterapia respiratória. No entanto, novas pesquisas são necessárias para investigação dos efeitos fisiológicos desses dispositivos, suas indicações e técnicas de aplicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas