Efetividade da integração ensino-serviço: elementos e indicadores de avaliação no olhar dos envolvidos
Palavras-chave:
serviços de integração docente-assistencial. avaliação. saúde coletiva. atenção primária a saúde. efetividade.Resumo
O estudo tem como objetivos identificar os elementos fundamentais para a efetividade da integração ensino serviço (IES) e seus indicadores de avaliação, a partir da percepção dos indivíduos envolvidos no processo. Trata-se de pesquisa exploratória, que utilizou entrevistas e questionários, aplicados aos representantes da gestão, da universidade, dos profissionais do serviço e da comunidade. Após análise e categorização foram identificados como condicionantes para uma efetiva integração: a institucionalização; longitudinalidade da atenção; compromisso com o SUS; estrutura, planejamento e avaliação permanente. Os questionários perguntavam sobre nove indicadores e sua força em relação a IES. Sobre os resultados foi aplicado o teste de Kruskal – Wallis e a prova de Dunn, identificando que a motivação para o trabalho em equipe, a satisfação e a ampliação do conceito de saúde dos envolvidos são os indicadores mais fortes de avaliação. Conclui-se que os elementos e indicadores identificados contribuem para avaliação do processo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas