Efetividade da integração ensino-serviço: elementos e indicadores de avaliação no olhar dos envolvidos

Autores

  • José Francisco Gontan Albiero Universidade Regional de Blumenau Departamento de Fisioterapia
  • Sérgio Fernando Torres de Freitas Departamento de Saúde Pública. Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

serviços de integração docente-assistencial. avaliação. saúde coletiva. atenção primária a saúde. efetividade.

Resumo

O estudo tem como objetivos identificar os elementos fundamentais para a efetividade da integração ensino serviço (IES) e seus indicadores de avaliação, a partir da percepção dos indivíduos envolvidos no processo. Trata-se de pesquisa exploratória, que utilizou entrevistas e questionários, aplicados aos representantes da gestão, da universidade, dos profissionais do serviço e da comunidade. Após análise e categorização foram identificados como condicionantes para uma efetiva integração: a institucionalização; longitudinalidade da atenção; compromisso com o SUS; estrutura, planejamento e avaliação permanente. Os questionários perguntavam sobre nove indicadores e sua força em relação a IES. Sobre os resultados foi aplicado o teste de Kruskal – Wallis e a prova de Dunn, identificando que a motivação para o trabalho em equipe, a satisfação e a ampliação do conceito de saúde dos envolvidos são os indicadores mais fortes de avaliação. Conclui-se que os elementos e indicadores identificados contribuem para avaliação do processo.

Biografia do Autor

José Francisco Gontan Albiero, Universidade Regional de Blumenau Departamento de Fisioterapia

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Educação. Doutor em Saúde Coletiva (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Albiero, J. F. G., & Freitas, S. F. T. de. (2020). Efetividade da integração ensino-serviço: elementos e indicadores de avaliação no olhar dos envolvidos. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 9(1/2/3), 184–192. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4649

Edição

Seção

Artigos originais