Integração ensino-serviço nos cursos de saúde da UFBA

Autores

  • Renata Meira Veras UFBA
  • Aline Silva Baldoino Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

ensino, serviço, universidade, saúde

Resumo

Este estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo exploratório, teve como objetivo analisar as atividades de integração ensino-serviço que colaboram no processo de formação superior de cursos oferecidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), demonstrando como estas atividades estão sendo desenvolvidas, os cenários de prática existentes e as principais dificuldades pertinentes à relação entre a universidade e os serviços de saúde.  Foi realizada a leitura de projetos pedagógicos dos cursos de saúde, sendo selecionados os sete, a seguir: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia e saúde coletiva. Como instrumento de coleta foi aplicada uma entrevista aos coordenadores, tendo como resultados 8 tipos de atividades de integração ensino-serviço, 57 cenários de prática e listadas as principais dificuldades. Conclui-se que a UFBA contempla atividades na área de saúde que viabilizam a integração-ensino no processo de formação superior, embora existam algumas dificuldades nesta relação.

Biografia do Autor

Renata Meira Veras, UFBA

Professora Adjunto do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdiscipiinares sobre a Universidade.

Aline Silva Baldoino, Universidade Federal da Bahia

Fisioterapeuta. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Veras, R. M., & Baldoino, A. S. (2020). Integração ensino-serviço nos cursos de saúde da UFBA. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 9(1/2/3), 028–040. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4481

Edição

Seção

Artigos originais