As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna
Palavras-chave:
Mulheres cientistas, Ciência Moderna, Historiografia, desigualdadeResumo
Resumo: O artigo pretende revisitar o complexo debate da participação das mulheres no campo científico ocidental moderno. O estado da arte considerou aspectos institucionais da participação das mulheres nas práticas científicas; os indicadores de produtividade; o resgate da história pessoal das mulheres na ciência; e a cultura científica nas diferentes áreas disciplinares. Se de um lado, há uma corrente teórica que afirma a ausência de mulheres na ciência, de outro existe um conjunto de acadêmicos que relatam a presença de mulheres na ciência e se debruçam sobre os mecanismos de invisibilização destas na historiografia. É certo que o controverso campo “Mulheres e Ciência” apresenta concepções distintas acerca da participação de seus sujeitos entretanto, um consenso se faz presente, a compreensão de que a ciência é um campo de poder e que as mulheres têm estado em desvantagem. Mais do que escolher um dos lados ou estabelecer divisões a priori, a proposta deste artigo é ocupar na zona fronteiriça desses estudos, percorrendo pontos de aproximação e distanciamento entre uma reflexão e outra em um caminho que possa subsidiar a busca por entendimento sobre a participação das mulheres nas Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas