Reconhecendo o desafio latente na história: periodização contextualizada dos modelos de saúde bucal
Palavras-chave:
Desigualdade Social. Desigualdades em Saúde. Determinação das Necessidades de Saúde. Política Pública.Resumo
Este artigo se ocupa da evolução dos modelos de saúde bucal instituídos no Brasil, da segunda metade do século XX a 2004, em diálogo com alguns elementos do arcabouço jurídico-institucional da formação em odontologia. Trata-se de uma periodização contextualizada, constituída na relação dialógica entre texto e contexto. A revisita a esse percurso demonstrou que os modelos incremental, simplificado e integral foram expressões incipientes de atenção primária à saúde. À exceção do modelo de inversão da atenção, os demais responderam a um momento do Estado brasileiro e de suas políticas e movimentos. Ainda que a conquista do modelo do cuidado tenha promovido um avanço histórico, o desafio latente está na necessidade de ele abraçar a transformação social e criar uma forma de reparação ética e solidária do débito histórico e uma forma de impulsão à totalidade concreta do pensamento social para o enfrentamento da realidade cotidiana, conferindo à determinação social do processo saúde-doença a condução do cuidado. A concepção ativista de prática e de formação, proposta por Antonio Gramsci, parece oportuna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas