Projeto de Informações de Saúde na Cidade Digital Estratégica: Caso de Vinhedo, SP

Autores

Palavras-chave:

Informações de Saúde Pública, Planejamento de Informações Municipais, Cidade Digital Estratégica, Gestão Municipal

Resumo

As informações de saúde pública são desafios permanentes nas cidades que se preocupam com a qualidade de vida dos cidadãos e a gestão municipal. Tal desafio requer a participação de todas as pessoas da sociedade da cidade. O objetivo é descrever o projeto de informações de saúde pública (e-Saúde) do planejamento da cidade digital realizadoem Vinhedo-SP, Brasil.Ametodologia da pesquisa foi enfatizada por um estudo de caso que contemplou uma pesquisa-ação, considerando a sociedade civil, prefeitura municipal e suas unidades locais, com a participação efetiva da sociedade. Os resultados auferidos descrevem, por meio de uma metodologia, as fases, subfases, pontos de aprovação e produtos externados, e formalizam os seus respectivos desafios e dificuldades na implementação do projeto de cidade digital estratégica e nas decisões dos cidadãos e dos gestores públicos. As contribuições relatam sobre a viabilidade prática do projeto e execução de sua metodologia. A conclusão reitera a importância do projeto implementado coletivamente e aceito para contribuir na saúde dos cidadãos, na gestão municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Biografia do Autor

Denis Alcides Rezende, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR - Curitiba - Paraná - Brasil Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana www.pucpr.br/ppgtu

Atua com administração, estratégia, informação e gestão da tecnologia da informação desde 1980. E desde 2002 com Projetos de Inteligência de Organizações Privadas e Públicas.

Foi Analista Sênior e Gerente em Indústrias, Comércio, Banco e Organizações de Serviços. Foi Consultor da BDO International.

Com atividades didáticas desde 1986 (atualmente leciona na PUCPR no doutorado e mestrado em gestão urbana e na graduação). Também leciona em MBAs de outras instituições brasileiras.

Graduadoem Processamento de Dadose em Administração.

Com especializaçãoem Magistério Superior.

Mestre em Informática (UFPR, 1999).

Doutor em Alinhamento da Tecnologia da Informação ao Planejamento Empresarial (UFSC, 2002).

Pós-Doutorem Administração (FEA-USP, 2006).

Pós-Doutorem Cidade Digital Estratégica(Strategic Digital City) - DePaul University - School of Public Service - Chicago - USA (2014).

Visiting Professor (StrategicDigitalCity) - Chaddick Institute for Metropolitan Development -SchoolofPublic Service-DePaulUniversity-Chicago-USA(desde maio de 2013).

Project Coaching, Professor and Thesis Evaluator -SteinbeisUniversity-SchoolofInternational Businessand Entrepreneurship - Alemanha (desde fevereiro de 2015).

Autor de 14 livros e co-autor de outros 7 livros de Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação (mais de 62.000 vendidos).

Com mais de 240 artigos científicos publicados (nacionais e internacionais).

Consultor de Projetos de Inteligência Organizacional, de Planejamento Estratégico de Organizações Privadas e Públicas, de Planos Municipais, de Projetos de Sistemas de Informação, de Cidade Digital Estratégica e de Gestão da Tecnologia da Informação
desde 1995 pela 9D Consultoria em Informação, Estratégia e Inteligência Organizacional.

 

 

www.DenisAlcidesRezende.com.br

dar@DenisAlcidesRezende.com.br

denis.rezende@pucpr.br

 

(41) 9974.1168

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202172197777351

Gilberto dos Santos Madeira, Doutor em Engenharia Elétrica, na UNICAMP. Universidade de Campinas – SP http://www.fee.unicamp.br/cpg

Economista, formado pela Universidade de Fortaleza. Especialista em E-Commerce, pela Faculdades Associadas de São Paulo, tem MBAem Gestão Comercialpela Fundação Getúlio Vargas, é Mestre em Administração, na Área de Concentração: Estratégia e Potencial Humano - Linha de Pesquisa: Conhecimento e Mudança Organizacional, pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo,

 Doutor em Engenharia Elétrica, na UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Rezende, D. A., & Madeira, G. dos S. (2017). Projeto de Informações de Saúde na Cidade Digital Estratégica: Caso de Vinhedo, SP. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 47–59. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4123

Edição

Seção

Artigos originais