Revisitando a tese - Sexualidades femininas e prazer sexual: uma abordagem de gênero
Palavras-chave:
Sexualidade. Mulheres. GêneroResumo
Trata-se de um ensaio resultante de uma revisita a uma tese de doutorado defendida pela autora em 2007, no qual a mesma faz um novo recorte em seu trabalho de análise sobre sexualidades femininas e prazer sexual. No novo recorte a autora deteve-se apenas nas diferenças entre os relatos de práticas homo e heterossexuais das mulheres, ainda com uma abordagem de gênero. Com este novo olhar constata que sua tese apontava, já em 2007, mas não enfatizava, que mulheres com práticas homossexuais têm menos problemas sexuais do que aquelas com práticas heterossexuais. Esta mesma constatação foi amplamente divulgada nos meios científicos e midiáticos pelo Instituto Kinsey em 2014 a partir de uma pesquisa por este renomado Instituto realizada que constatou que lésbicas chegam com mais facilidade ao orgasmo com suas parceiras do que as mulheres heterossexuais. A congruência do estudo da autora com o realizado pelo Instituto Kinsey leva a mesma a refletir que precisamos enquanto academia, resgatar o nosso poder de gerar e não apenas sistematizar novos conhecimentos. Por fim, constata ainda a autora que, passados 10 anos de seu primeiro estudo, o relato das práticas sexuais das mulheres se mantém, evidenciando que o exercício da sexualidade pelas mulheres com práticas heterossexuais ainda é permeado por conflitos originados nas questões relativas às construções de gênero, à identidade e à sua visão heteronormativa, apesar de ser inegável que na atualidade vivemos um incessante estímulo à expansão do desejo sexual e a busca da liberdade individual, contexto esse que continua conferindo as mulheres com prática homossexual maior nível de satisfação sexual.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas