Participação Social na Implementação das Políticas Públicas de Saúde: uma revisão crítico reflexiva
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Saúde, Participação SocialResumo
A participação e controle social na implementação de políticas públicas de saúde é um direito assegurado e que amplia a cidadania através de transformações que avancem na consolidação do Sistema Único de Saúde e de seus princípios norteadores. O controle social é um dos grandes aliados na fiscalização do compromisso dos gestores públicos em assegurar a implementação de programas, projetos, ações e avanços em saúde, sendo, portanto, primordial a participação democrática em conferências, conselhos, fóruns, ouvidorias e outros espaços. Diante disto, o objetivo desta revisão crítica foi problematizar acerca da participação social na construção e implementação das políticas públicas de saúde no Brasil, refletindo sobre as instâncias de participação social, avanços obtidos e desafios impostos. Foram utilizadas as bases de dados Lilacs, Scielo e Bireme como ferramentas de busca de artigos, utilizando as seguintes palavras-chave: políticas públicas, saúde e participação social, selecionando as referências mais relevantes publicadas entre os anos de 2007 a 2015. A investigação e análise dos dados embasaram-se também em leis, decretos e portarias governamentais relacionadas à participação social nas políticas de saúde, bem como em livros de referência ao tema. A reflexão crítica dos materiais revela a necessidade do fortalecimento de esferas coletivas de participação, para a visualização das necessidades em saúde e enfrentamento dos problemas cotidianos. Conclui-se que o grande desafio é a compreensão de que a participação social trata-se de um processo em constante construção, sendo necessária maior mobilização de todos na luta e defesa de seus direitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas