Pergunta que eu respondo: as drogas na perspectiva de jovens estudantes
Palavras-chave:
Drogas Ilícitas, Adolescente, Instituições Acadêmicas, Promoção da SaúdeResumo
Este relato objetivou compartilhar as experiências acumuladas nas primeiras investidas para a implantação do Programa de Orientação sobre o álcool e outras drogas voltado aos jovens entre 12 e 18, através do projeto de extensão “Da Escola para a Escola: o fenômeno das drogas e as amarras inter-institucionais”. Sob a lógica da promoção da saúde e intervenção precoce, trabalhamos com dinâmicas de sensibilização para os jovens sobre o fenômeno do álcool e outras drogas. Percebemos que os jovens estão inclinados a discutir sobre o fenômeno das drogas e a compartilhar vivências do seu cotidiano, se for feito a partir de vínculo estabelecido. Também, o uso de diferentes estratégias a partir das suas questões formuladas, facilitou a apreensão das informações. Neste sentido, a universidade deve investir no seu entorno, sendo imprescindível a contribuição de diferentes linhas teóricas, forças de coalizão, para o enfrentamento do fenômeno das drogas.
ABSTRACT - This report aims to share the experience acquired under the first attempts to execute the implementation of the Alcohol and other Illegal Drugs Orientation Programme for people from 12 to 18, through the extension program "From School to School: the drug phenomenon and the inter-institutional constraints". Under the logic of health promotion and early intervention, we worked with activities to raise awareness of young people to the alcohol phenomenon and other illegal drugs. We realized that the young are inclined toward discussing about the drug phenomenon and also sharing their everyday experiences, once it is done based on an established bond. Also, the use of different strategies question box, rounds of conversation and quiz game facilitated information acquisition. In this respect, the university should invest in its surroundings, while the contribution of different theoretical lines and coalition forces are extremely necessary to face the drug phenomenon.
Keywords: Street Drugs; Adolescent; Schools; Health Promotion
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas