Tecnologia social e práticas educativas para promoção do aleitamento materno no município de Itapiranga, Amazonas [Social technology and educational practices for breastfeeding promotion in the municipality of Itapiranga, Amazonas]
Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Promoção da Saúde, Tecnologia EducacionalResumo
O objetivo desse estudo é relatar a experiência no desenvolvimento de práticas educativas para promoção do aleitamento materno, em harmonia com o conceito de tecnologia social. As práticas educativas em grupo permitiram a interação entre os saberes populares e técnico-científicos, pelo compartilhamento de vivências, histórias de vida, dúvidas e emoções, considerando a realidade local. A pesquisa foi realizada sob a luz qualitativa, utilizando as técnicas pedagógicas de dramatização e solução de problemas com um público alvo de 20 pessoas, constituído principalmente de mulheres e gestantes atendidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Itapiranga, Amazonas. Para escolha do tema a equipe baseou-se em documentos oficiais de saúde dos sites dos governos federal, estadual e municipal e em conversas informais com gestores e a comunidade. A partir da necessidade encontrada, foi elaborada uma peça teatral, com um esquete, sobre o tema “A importância do aleitamento materno”, com personagens e situações que mimetizavam o cenário local, de forma lúdica e descontraída, para sensibilizar as mulheres acerca do tema, como co-responsáveis pela promoção de saúde da criança. Ao final da encenação o pensamento reflexivo e crítico das mulheres presentes foi estimulado, por intermédio de questionamentos sobre quais atitudes das personagens, na opinião delas, estavam corretas ou deveriam ser mudadas. Ocorreu uma discussão construtiva e a conscientização da importância e benefícios do aleitamento materno para o bebê e sua mãe, enfatizando técnicas para a pega correta ao amamentar e evitando a utilização inadequada de mamadeiras, mingaus e chupetas. Portanto, embora o trabalho educativo não seja uma tarefa simples, é possível desenvolver práticas compartilhadas de educação em saúde e com a participação ativa dos usuários dos serviços de saúde, considerando suas necessidades e sua subjetividade, como parte integrante e consciente de seu papel no processo educativo.
ABSTRACT - The aim of this study is to report the experience in the development of educational practices to promote breastfeeding, in harmony with the concept of social technology. Educational practices in group allowed the interaction between popular knowledge and scientific-technical, by sharing experiences, life stories, questions and emotions, considering the local situation. The research was performed under light qualitative, using the teaching techniques of dramatization and troubleshooting with a target audience of 20 people, consisting mainly of women and pregnant women enrolled in a Basic Health Unit (BHU) in the municipality of Itapiranga, Amazonas. To choose the theme the team was based on official documents of the health sites of federal, state and municipal levels and in informal conversations with managers and the community. From the necessity found was an elaborate stage play with a skit on the theme "The importance of breastfeeding", with characters and situations that mimic the local scene, in a playful and relaxed, to sensitize women on the subject as co-responsible for promoting child health. At the end of the staging reflective thinking and critical of the women present was stimulated by questions about which attitudes of the characters, in their opinion, was correct or should be changed. There was a constructive discussion and awareness of the importance and benefits of breastfeeding for baby and mother, emphasizing techniques for proper latch when breastfeeding and avoiding inappropriate use of bottles, pacifiers and porridges. Therefore, although the educational work is not a simple task, it is possible to develop shared practices of health education and with the active participation of the users of health services, considering their needs and their subjectivity, as an integral and conscious of their role in the process education
Keywords: Feeding; Health Promotion; Educational Technology
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