Saúde do Escolar: uma abordagem educativa sobre Hanseníase [Health education: an educational approach to leprosy]

Autores

  • Maria Wanderleya Lavor Coriolano-Marinus Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil
  • Hélder Freire Pacheco Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil
  • Fred Tenório Lima Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil
  • Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil
  • Eloine Nascimento Alencar Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Escolar, Hanseníase, Promoção da Saúde

Resumo

avaliar o conhecimento em educação em saúde acerca da Hanseníase, através de uma comunicação acessível e apropriada, com a finalidade de produzir materiais de apoio à prática educativa desenvolvida na escola. Método: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Para obtenção das informações foi realizada uma entrevista piloto para avaliar o conhecimento prévio dos escolares. Posteriormente, foram realizadas oficinas de trabalho sobre hanseníase, enfocando aspectos da educação em saúde. Após conclusão das oficinas, foi aplicado um questionário semi-estruturado, abordando as mesmas questões do instrumento aplicado inicialmente, analisando os resultados das oficinas no acréscimo e modificação do conhecimento sobre hanseníase. Resultados: Foram delineados os temas: características da hanseníase e formas de transmissão; importância da educação em saúde sobre hanseníase. Considerações finais: Observa-se que a população escolar apresenta carência de informações referente à doença, sendo necessário investir em mais ações educativas destinadas a este público.

 

ABSTRACT - To assess knowledge in health education about leprosy, through an accessible and appropriate communication with the aim of producing materials to support educational practice developed in the school. This exploratory study with a qualitative approach. To obtain the information we carried out a pilot interview to assess prior knowledge of the students were later conducted workshops on leprosy, focusing on aspects of health education. After completion of the workshops, a questionnaire was semi-structured, addressing the same issues initially applied instrument, analyzing the results of the workshops in addition and modification of knowledge about leprosy. Themes were outlined: the characteristics of leprosy and their transmission, the importance of health education about leprosy. Final consideration: However, it is noted that the school population shows a lack of information regarding the disease, being necessary to invest in more educational activities aimed at this audience.

Keywords: Health education; School Health; Leprosy; Health Promotion

Biografia do Autor

Maria Wanderleya Lavor Coriolano-Marinus, Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil

Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolecente

Hélder Freire Pacheco, Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil

Graduação em Enfermagem

Fred Tenório Lima, Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil

Graduação em Enfermagem

Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil

Doutora em Enfermagem (Universidade Federal de Santa Catarina). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco.

Eloine Nascimento Alencar, Universidade Federal de Pernambuco Recife (Pernambuco) Brasil

Doutora em Antropologia (Universidad de Salamanca- Espanha). Professora Aposentada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Associação Caruaruense.

Downloads

Publicado

2012-01-16

Como Citar

Coriolano-Marinus, M. W. L., Pacheco, H. F., Lima, F. T., Vasconcelos, E. M. R., & Alencar, E. N. (2012). Saúde do Escolar: uma abordagem educativa sobre Hanseníase [Health education: an educational approach to leprosy]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 3(1), 72–78. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1378

Edição

Seção

Artigos originais