Práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano no curso de Fisioterapia [Curricular Practicies about human elderling process in the Undergraduate Course in Physical Therapy]
Palavras-chave:
Idoso, Currículo, Fisioterapia (Especialidade)Resumo
O intuito desse trabalho foi de conhecer e analisar as práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano e à saúde do idoso no Curso de Fisioterapia. Foi utilizado o método estudo de caso com o Curso de Graduação em Fisioterapia da UNIVALI visando à identificação e análise das práticas curriculares referentes ao processo de envelhecimento humano e à saúde do idoso. Dos 54 planos de ensino analisados foram encontradas apenas quatro disciplinas que utilizavam a terminologia idoso e o processo de envelhecimento humano, isto é 117h/a, as demais disciplinas abordavam enfermidades que poderiam estar relacionadas aos idosos, representando 311 h/a. Com este estudo, foi possível perceber que o curso está voltado mais à clínica do que à gerontologia, sendo que esta possibilita aos alunos a confluência de diversos campos de saber e distintos setores apontados na PNI e PNSPI e na necessidade do trabalho interdisciplinar.
ABSTRACT – This paper aims to know and to analyses the currilar practices about human elderling processo and the elder health in the Physicaltherapy Graduation Course. It used study of case into UNIVALI´s Faculty for indentification and curricular analysis. 54 learning plans were found. Those only four used the elder terminology and refered some aspect from process of human aging. With this study, it was revealed that the course is geared more to the adult and child clinic than to gerontology, and this affords students the confluence of several fields of knowledge and pointed in different sectors Braziliam Public Policy and the need of interdisciplinary work.
Keywords: Aged; Curriculum; Physical Therapy (Specialty)
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