Reflexões acerca da Educação, sob a ótica do Materialismo Histórico [Reflections on Education, from the perspective of Materialism Historical]
Palavras-chave:
Educação, Sociedade, Materialismo HistóricoResumo
Quando observamos a dificuldade dos nossos alunos de regiões de baixa renda, por exemplo, na leitura e interpretação dos textos, ou na formulação de argumentos numa discussão e debate, fica-nos complicado determinarmos lugares de responsabilidades ou culpas, mas surgem caminhos a serem perseguidos. Influenciada pelo cerne capitalista desde sua fundação, o município de Joinville (SC) manteve seu caráter desenvolvimentista aliado a processo mercante-fabril ao longo da sua história, moldando assim a expressão das relações de seu povo. Assim, o campo da educação em Joinville evoluiu atrelado ao processo sócio-econômico, com seu início e meio marcado pela produção material humana, reproduzindo e capacitando para manutenção do processo do capital. Porém, toda problemática nesta casta se torna aventureira e sem propósito, ao passo que a equação das contradições sócio-ambientais não for conectada a dialética do materialismo histórico, e este sobre a práxis, o qual pode indubitavelmente esvaecer qualquer fantasia positivista que paire sobre a realidade do Ser.
ABSTRACT - When you look at the difficulty of our students from low-income areas, for example, reading and interpretation of texts, or the formulation of arguments in a discussion and debate, it is difficult for us to determine positions of responsibility or guilt, but arise paths to be pursued. Influenced by the core capitalist since its founding, the city of Joinville (SC) maintained its developmental character combined with merchant-manufacturing process throughout its history, thus shaping the expression of the relations of his people. Thus, the field of education has evolved in Joinville linked to socio-economic process, with its beginning marked by the production and half human material, reproducing and empowering process for maintenance of capital. However, before this list of factors, characterized as reckless adventurer and the landscape in which the educational system is built. While the equation of social and environmental contradictions is not connected to the dialectics of historical materialism, and on this practice, can undoubtedly fade any positivist fantasy that hovers over the reality of Being.
Keywords: Education; Societies; Historical Materialism
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas