Branding strategies in specialty coffee package design: semiotic analysis of visual and verbal signs

Autores

  • Maria Collier de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávia Cardoso Universidad Adolfo Ibáñez https://orcid.org/0000-0001-8603-2684
  • Richard Perassi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Branding, Embalagens de Cafés Especiais, Semiótica Aplicada

Resumo

Packaging is a medium that encourages customers to discover brands and products at the point of sale. It materializes brand identities, communicates product attributes, and thus translates aesthetic and symbolic cultural meanings. How can we explore the different layers of meanings that specialty coffee packaging communicates to consumers? In this manuscript, we apply Peircean semiotic concepts to investigate how different visual and verbal signs are integral to the construction of specialty coffee packaging design in the Brazilian market. We argue that semiotic analysis enriches the understanding of the meanings that the packages construct, considering their communicative potentials and their interactions with consumers during the shopping experience. 

 

Biografia do Autor

Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Maria Collier de Mendonça é Professora Adjunta no Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (DCOM UFPE). Concluiu o estágio pós-doutoral em Mídias do Conhecimento no PPGEGC/UFSC em 2021. É Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Bacharel em Comunicação Social pela ESPM-SP. Participa dos grupos de pesquisa PHiNC CNPq/ UFPE e SIGMO CNPq/UFSC. Sua pesquisa abarca Comunicação, Semiótica, Branding e Design.

Flávia Cardoso, Universidad Adolfo Ibáñez

Flavia Cardoso é Doutora em Administração (Panthéon-Sorbonne, França). Atualmente trabalha como Professora Assistente na Universidade Adolfo Adolfo Ibáñez em Santiago, Chile. Seus temas de pesquisa incluem fatores-macro que influenciam o comportamento do consumidor, sistemas de marketing e ativismo. O trabalho de Flávia abrange diferentes áreas relacionadas a experiência do consumidor, ativismo, consumo, família e varejo.

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Richard Perassi é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Educação pela UFMS, Bacharel e Licenciado em Artes pela UFJF. Trabalha como professor titular na UFSC, lecionando nos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). Sua pesquisa inclui os campos de Artes Visuais, Arte Educação, Comunicação, Semiótica e Design; e a liderança do grupo (SIGMO/UFSC/CNPq).

Referências

ASKEGAARD, Søren et al. Moralities in food and health research. Journal of Marketing Management, v. 30, n. 17-18, p. 1800-1832. Nov. 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0267257X.2014.959034. Data de acesso: 05/03/2020.

BERGMAN, Mats and PAAVOLA, Sami (Org.). Representamen’. The Commens Dictionary: Peirce’s Terms in His Own Words. New Edition. Aug 18, 2013. Disponível em: http://www.commens.org/dictionary/entry/quote-signs-r-4. Data de acesso: 07/03/2020.

BOURDIEU, Pierre. Distinction: A social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

COUNIHAN, Carole; VAN ESTERIK, Penny (Org.). Food and culture: A reader. New York: Routledge, 2012.

DANESI, Marcel. Brands. New York: Routledge, 2016.

DOUGLAS, Mary. Deciphering a Meal. Daedalus, v. 101, n.1, p. 61-81. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20024058. Data de acesso: 10/12/ 2020.

ELLIOT, Charlene. Consuming caffeine: The discourse of Starbucks and coffee, Consumption Markets & Culture, v.4, n.4, p. 369-382. 24 Feb. 2011. DOI: 10.1080/10253866.2001.9670363. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10253866.2001.9670363. Data de acesso: 14/12/2020.

FIA – Fundação Instituto de Administração. 27 de agosto de 2019. Mercado Mundial do Café: Consumo, Produção e Preço (atualizado). São Paulo, 27 ago. 2019. Disponível em: https://fia.com.br/blog/mercado-mundial-do-cafe/. Data de acesso: 05/03/ 2020.

JOHNSON, Guillaume; THOMAS Kevin D.; GRIER Sonya A. When the burger becomes halal: a critical discourse analysis of privilege and marketplace inclusion, Consumption Markets & Culture, v.20, n.6, p. 497–522. 29 May, 2017. https://doi.org/10.1080/10253866.2017.1323741 . Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10253866.2017.1323741. Data de acesso: 05/03/2020.

KARABABA, Eminegül; GER, Güliz. Early Modern Ottoman Coffeehouse Culture and the Formation of the Consumer Subject. Journal of Consumer Research, v. 37, n. 5, p. 737–760, 1 Feb. 2011. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article-abstract/37/5/737/1865026?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 05/03/2020. DOI:10.1086/656422.

LEBESCO, Kathleen; NACCARATO, Peter (Org.). Edible ideologies: Representing food and meaning. SUNY Press, 2008.

LÉVI-STRAUSS, Claude. The Naked Man. Mythologiques. Volume 4. Chicago: University of Chicago Press, 1990.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.

OSWALD, Laura. Creating Value. The theory and practice of marketing semiotics research. New York: Oxford University Press, 2015.

OSWALD, Laura. Marketing Semiotics. Signs, Strategies, and Brand Value. New York: Oxford University Press, 2012.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Thomson, 2004.

POMIÈS, Anissa. Le rôle de l’expertise dans l’élaboration d’un régime de goût et dans la performation des marchés. Une ethnographie des concours de café. 2015. Ph.D. dissertation. École doctorale de Management Panthéon-Sorbonne (Tese de doutorado em Administração – Escola doutoral de administração Panthéon-Sorbonne), Paris.

RONCARELLI, Sarah; ELLICOTT, Candance. Design de Embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação. São Paulo: Blucher, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson, 2004.

SEBRAE-SC. Estudo traz o panorama do mercado de cafés e cafeterias no Brasil, 2019. Disponível em: https://blog.sebrae-sc.com.br/cafe-cafeterias/. Acesso em: 05/03/2020.

QUINTÃO, Ronan Torres; BRITO, Eliane P. Zamith; BELK, Russell W.. Connoisseurship Consumption Community and Its Dynamics. Review of Business Management, [S.l.], v. 19, n. 63, p. 48-64, Feb. 2017. ISSN 1983-0807. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2982. Disponível em: <https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/2982>. Acesso em: 14/12/2020.

QUINTÃO, Ronan Torres; BRITO, Eliane Pereira Zamith; BELK, Russell W. The taste transformation ritual in the specialty coffee market. RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 57, n.5, p. 483-494, Sept. 2017. https://doi.org/10.1590/s0034-759020170506.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902017000500483&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10/12/2020.

THOMPSON, Craig T., ARSEL, Zeynep. (2004). The Starbucks Brandscape and Consumers’ (Anticorporate) Experiences of Glocalization. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 3, p. 631–642, Dec. 2004. https://doi.org/10.1086/425098. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247560576_The_Starbucks_Brandscape_and_Consumers'_Anticorporate_Experiences_of_Glocalization. Acesso em: 05/03/2020.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos