Diário de uso digital: mapeando as impressões e avaliações dos usuários

Autores

  • Flávio Nazário
  • Cláudia Mont’Alvão

Palavras-chave:

Diário de Uso, Duolingo, Experiência do Usuário, Jornada do Usuário, Sonda Cultural.

Resumo

O diário de uso digital é um método de acompanhamento prolongado que melhora significativamente os níveis de envolvimento dos usuários devido à sua praticidade, mobilidade e espontaneidade na permuta de informação entre os participantes e os pesquisadores do estudo. O método auxilia a compreensão contextual de comportamentos dos participantes ao longo do tempo, com o mínimo de impacto ou interferência no cotidiano das pessoas. O artigo aborda o planejamento e a utilização de Diários de uso para recolher dados qualitativos e quantitativos das impressões e expectativas dos participantes durante um período de tempo, que variou de alguns dias a um mês de utilização do aplicativo (app) Duolingo. Durante o período definido, os participantes foram convidados a manter um diário de uso digital através do app Experience Fellow®, instalado nos seus respectivos smartphones. Os estudos envolvendo este método exigem tempo e dedicação dos participantes e um elevado grau de meticulosidade dos pesquisadores envolvidos. Entretanto, o trabalho de equilibrar a utilização constante do app Duolingo com os registros no diário digital dos envolvidos costuma ser um dos maiores desafios do método na busca por descobertas relevantes para o resultado da pesquisa.

Referências

ALASZEWSKI, Alan. Using Diaries for Social Research. California: Sage, 2006.

ALBERT, W. TULLIS, T. Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. 2º ed. Massachusetts: Morgan Kaufmann, 2013.

GOODMAN, E. KUNIAVSKY, M. MOED, A. Observing The User Experience.

A Practitioner’s Guide to User Research. California: Morgan Kaufmann, 2012.

LAZAR, Jonathan; FENG, Jinjuan; HOCHHEISER, Harry. Research Methods in Human-Computer Interaction. CHichester: Wiley, 2010.

MATTELMÄKI, Tuuli. Design Probes. Publication Series of the University of Art and Design Helsinki. Vaajakoski, 2006.

MURPHY, J. Cultural probes: Understanding Users in Context. UXPAMagazine. Publicado em: Setembro 2006. Disponível em

[http://uxpamagazine.org/cultural_probes/]. Acesso em: 10 de Abril de 2016.

NAZÃRIO, Flávio. MONT’ALVÃO, Cláudia. Da mochila à palma da mão:

aprendizagem de línguas em contexto múltiplo – Um estudo sobre a usabilidade de aplicativo móvel de ensino de língua estrangeira. 2017. 255p. Dissertação de Mestrado – Dep. Artes & Design, PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2017.

SACCOL, A. SCHLEMMER, E. BARSOSA, J. M-Learning e U-Learning - novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos