Design de leques: uma coleção de leques artesanais ambivalentes de gênero

Autores

  • Michael Garcia Rocha UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Cláudio Roberto Y Goya UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Design, Moda, Artesanato.

Resumo

Neste artigo será relatada a produção da Coleção de Leques Artesanais Ambivalentes de Gênero, sua metodologia, seus materiais e seus resultados finais. Para tal, pesquisou-se a história do leque oriental e ocidental a fim de analisar seu papel nas sociedades da época e suas mudanças estéticas ao decorrer do tempo. Também fora pesquisado discussões sobre a formação do gênero nas sociedades contemporâneas, suas influências e como ela serve de expoente para desigualdades sociais. Paralelo a isso, é apresentada uma breve história da moda ambivalente e como ela está ligada diretamente ao feminismo e a luta pela igualdade de gênero.

Biografia do Autor

Michael Garcia Rocha, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduando do Curso de Design com habilitação em Gráfico, Participa desde 2015 do Projeto de Extensão Universitária Laboratório de Design Solidário, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus de Bauru.

Cláudio Roberto Y Goya, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no curso de Design. Coordenador do Curso de Design da FAAC Unesp Bauru. Tem experiência na áreas de Arquitetura, Paisagismo e na área de Design, com formação polivalente atua principalmente nos seguintes temas: design, design social, projeto de produto, design contemporâneo e design de calçados e de figurinos. Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de Design da Universidade Estadual Paulista Júlio - UNESP. Participa do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo e do Grupo de Pesquisa Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura. Entre 2010 e 2013 assumiu a coordenação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unesp Campus de Bauru. Desde março de 2007 coordena o Laboratório de Design Solidário da FAAC UNESP Bauru - Labsol, onde pesquisa tecnologias sociais relacionadas ao Design e atende comunidades em atividades de extensão. O Labsol tem como referenciais teóricos a Economia Solidária, a Sustentabilidade, o Ecodesign e a Dialogicidade.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de Produto, Guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2011.

DUVELLEROY éventails de mode, 2017, disponível em: <https://eventail-duvelleroy.fr/13-eventails-de-mode> Acesso em Abril de 2017.

KYOSENDO shop online, 2017, disponível em: <https://www.kyosendo.co.jp/en/shop-en/>. Acesso em abril de 2017.

LEGUEN, Silvayn Biography, 2017, disponível em: < http://www.sylvainleguen.com/indexi.php?page=lignes> Acesso em maio de 2017.

NICHOLSON, L. Interpretando o gênero. Estudos Feministas, 2000.

RHEAD, G. Woolliscroft. History of the Fan, London: Kegan Paul, Trench, Trubner& Co. Ltd. 1910

SCHNEIDER, Jessica; Para Além do Gênero: moda ambivalente no século XXI. 4º encontro Nacional de Pesquisa em Moda, Florianópolis.2014.

SCOTT, Joan; Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York: Columbia University Press. 1989.

FAN circle International, history offans, 2017, disponível em: < http://www.fancircleinternational.org/history/>. Acesso em maio de 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos