Gestão de design & design thinking: uma relação possível

Autores

  • Diego Daniel Casas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugênio A. D. Merino UFSC

Palavras-chave:

Gestão de Design, Design, Design Thinking.

Resumo

No intuito de manterem-se competitivas, as empresas utilizam diversas

estratégias para diferenciar- se da concorrência e obter destaque

no mercado. Neste sentido, o design e modo como este é gerenciado

são fatores de grande importância.O presente artigo tem como objetivo

discutir os temas design thinking e gestão de design bem como estabelecer

uma relação entre ambos. Como metodologia para alcançar o

objetivo foi utilizada uma pesquisa exploratória e bibliográica. Os resultados

alcançados mostram que a gestão de design está estreitamente

relacionada com o design thinking e que estabelecer esta relação traz

benefícios para o modelo de negócio em si.

Referências

AVEDAÑO, Luiz E. C. Gestão do Design.Desine. n.3, 2002. Disponível

em: <http://www.dezine.com.br/zine/003/avedano_003.htm> Acesso

em 10 dezembro 2010.

BEST, Kathryn. Design Management: Managing Design Strategy,

Process and Implementation. Londres: Ava Publishing, 2006.

BROWN, Tim. Dossiê pensamento de design. HSM Management, n.79,

ano 14, vol.10, p. 68- 76.2010. Entrevista concedida a Matthew Budman.

CLARK, Kevin; SMITH, Ron. Unleashing the Power of Design

Thinking. In: LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Nova Iorque: Allworth

Press, 2010. cap. 5, p. 47- 56.

FRASER, Heather M. A. Designing Business: New Models for Success.

In: LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation,

Customer Experience, and Brand Value. Nova Iorque: Allworth Press,

cap. 4, p. 354-6 .

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.

São Paulo: Atlas, 2002.

GIMENO, José Maria Ivañez. La gestión del diseño la empresa. Madrid:

McGraw Hill, 2000.

LOCKWOOD, Thomas. Transition: Becoming a Design-

Minded Organization. In:________. Design Thinking: Integrating InnovatioN

CustomerExperience, and Brand Value. Nova Iorque: Allworth

Press, 2010. cap. 8, p. 6850-.

MANUAL de gestão de design. Porto: Centro Português de Design,

CPD, 1997.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas de; MERINO, Eugenio Andrés

Díaz. A Gestão de Design como Estratégia Organizacional. Londrina:EDUEL, 2008.

MOZOTA, Brigite Borja de. Design Management: using design to build

brand value and corporate innovation. Paris: Allworth Press, 2003.

NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design. Porto Alegre:

Bookman, 2010.

PHILLIPS, Peter L. Brie ing: A gestão do projeto de design. São Paulo:

Blucher, 2008.

SERAFIM, Luiz Eduardo. Empresas que inovam lucram mais. 2008.

Disponível em: <http://www.pr.senai.br/inova/News1423content57294.

shtml> Acesso em 10 novembro 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Artigos