Personas e posicionamento de marca: um estudo de caso do portfólio de cervejas AMBEV

Autores

  • Sérgio Augusto Faria Salles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Rafaela Lemos Albernaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Carolina Souza Manhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Alber Francisco dos Santos Neto Instituto Superiores de Ensino do Censa

Palavras-chave:

Cervejarias, Marketing, Storytelling

Resumo

Entre as cervejarias do Brasil, a Ambev destaca-se pela sua diversidade de marcas. Para compreender essa variedade, esta pesquisa propõe uma metodologia para análise de personas, usando como dados vídeos da plataforma YouTube com quatro das principais marcas do portfólio: Antártica, Brahma, Budweiser e Skol. A observação dos vídeos permitiu compreender como cada uma dessas quatro marcas, entre 2015 e 2017, foram representadas por faixa etária, esporte, música, qualidade da cerveja, eventos, personalidade e movimentos sociais. Os resultados da pesquisa indicaram que cada marca tem seu perfil de consumidor e deixa isso claro na plataforma.

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Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

Artigos