Utilização de objetos de aprendizagem no ensino da geometria espacial

Autores

Palavras-chave:

Objetos Físicos de aprendizagem, Desenho Técnico, Ensino-aprendizagem, PRONTO 3D.

Resumo

Costumeiramente, na disciplina de Desenho Técnico (DT), é comum ter alunos com dificuldades na compreensão da transição de perspectivas para vistas ortogonais (bidimensionais) e vice-versa. Este artigo apresenta a utilização dos Objetos Físicos de Aprendizagem (OFAs) nas aulas da disciplina de Desenho Técnico e suas possibilidades de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, discutindo os resultados quantitativos (notas) de alunos de turmas diferentes, onde neste caso, se observou significativo aumento no número de alunos com aprovação direta na disciplina de Desenho Técnico, quando expostos a utilização dos Objetos Físicos de Aprendizagem, produzidos por impressão 3D no laboratório PRONTO 3D.

Biografia do Autor

Daniel Fritzen, Faculdade SATC

Professor da Faculdade SATC. Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial (UNESC/SC - 2005), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela (UCB/RJ -2008). Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pelo PPGE3M/UFRGS. Tem experiência na área de educação, (Ensino técnico e superior), ministrando disciplinas ligadas a Desenho Técnico, CAD/CAM/CNC e Computação Gráfica. Possui experiência na indústria com projetos mecânicos, PCP e custos da produção.

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Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Artigos