Acknowledgement and compensation: a study of graphic design national awards

Autores

  • Márcia Cattoi Schmidt Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-6655-9235
  • Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Célio Teodorico dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Design, Inovação, Gestão do Design

Resumo

Methods for performance assessment criteria and the
compensation policy are means to recognize and strengthen bonds.
National design awards assess professional performance and can be
understood as the outcomes of making an effort to achieve excellence.
It investigates how the assessment of employee performance in the
editorial area is linked to the systems of acknowledgement in graphic
design awards. The method comprises bibliographic review,
questionnaire and exploratory qualitative analysis. The results indicate
that, in addition to professional acknowledgement, the awards enable
reflections on "value" in editorial design, and may raise discussions
about design, market, innovation, technology, semantics, among
others.

Biografia do Autor

Márcia Cattoi Schmidt, Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho e Plástica (1988), graduação em Licenciatura em Educação Artística (1990) e Pós-graduação em Design para Estamparia pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (1994). Possui graduação tecnológica em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2013). Mestre em Design no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2017). Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Tem experiência na área de Design Gráfico e Desenho Industrial, com ênfase em Design de Superfície.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Célio Teodorico dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. É professor Associado do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletro eletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design. Pesquisas em Design de interações. É professor Associado da Udesc. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. Foi Coordenador da Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSA) do CEART/UDESC. Foi Chefe do Departamento de Design- UDESC entre 17/03 de 2011 a 16/03 de 2013. Foi Curador Adjunto da 5ª Bienal de Design 2015 em Florianópolis - Exposição Design para Todos. Foi Vice Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós Graduação em Design | CEART | UDESC. É Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Design de Interações | LPDI | UDESC.

Referências

AMORIM, Daniele Vasques de; FERREIRA, Rafaelli Sabino; ABREU, Nelsio Rodrigues de. Sistemas de recompensa e suas influências na motivação de servidores públicos. In: SEGeT – Simpósio de

Excelência em Gestão e Tecnologia, Anais..., 2008.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.11

COSTA, Isabel de Sá Affonso da; SALLES, Denise Medeiros Ribeiro; FONTES FILHO, Joaquim Rubens. Influência das configurações organizacionais sobre valores no trabalho e preferências por

recompensa. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 6, p.1429-1452, 2010.

FIALHO, Francisco; MACEDO, Marcelo; SANTOS, Neri dos; MITIDIERI, Tibério da Costa. Gestão do conhecimento Organizacional. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010.

GONÇALVES, Wesley Antonio; CORRÊA, Dalila Alves; SANTOS, Nilcéia Cristina dos. O Sistema de Remuneração e Recompensas: um estudo bibliométrico. ReCaPe Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. VI, n. 2, p.138-156, 2016.

MIRANDA, Rogério Henrique Ferreira. Uso de metodologia multicritério para modelagem de prêmio de reconhecimento e recompensa em Itaipu. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão Desenvolvimento Regional Sustentável) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Foz do Iguaçu.

SILVA, Lucimeiry Batista da. A gestão de pessoas e o sistema de reconhecimento e recompensa em organizações não governamentais. In: Encontro da ANPAD, XXXVII, Rio de Janeiro, Anais..., 2013.

SILVA, Márcia Cabral da; SOARES, Josiane de Souza. Prêmio FNLIJ “O melhor projeto editorialâ€: elementos da materialidade do livro de literatura para crianças. Revista do Programa de Estudos de

Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, n. 24, p.138-152, 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

Artigos