Branding strategies in specialty coffee package design: semiotic analysis of visual and verbal signs

Autores

  • Maria Collier de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávia Cardoso Universidad Adolfo Ibáñez https://orcid.org/0000-0001-8603-2684
  • Richard Perassi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Branding, Embalagens de Cafés Especiais, Semiótica Aplicada

Resumo

Packaging is a medium that encourages customers to discover brands and products at the point of sale. It materializes brand identities, communicates product attributes, and thus translates aesthetic and symbolic cultural meanings. How can we explore the different layers of meanings that specialty coffee packaging communicates to consumers? In this manuscript, we apply Peircean semiotic concepts to investigate how different visual and verbal signs are integral to the construction of specialty coffee packaging design in the Brazilian market. We argue that semiotic analysis enriches the understanding of the meanings that the packages construct, considering their communicative potentials and their interactions with consumers during the shopping experience.  

Biografia do Autor

Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Maria Collier de Mendonça é Professora Adjunta no Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (DCOM UFPE). Concluiu o estágio pós-doutoral em Mídias do Conhecimento no PPGEGC/UFSC em 2021. É Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Bacharel em Comunicação Social pela ESPM-SP. Participa dos grupos de pesquisa PHiNC CNPq/ UFPE e SIGMO CNPq/UFSC. Sua pesquisa abarca Comunicação, Semiótica, Branding e Design.

Flávia Cardoso, Universidad Adolfo Ibáñez

Flavia Cardoso é Doutora em Administração (Panthéon-Sorbonne, França). Atualmente trabalha como Professora Assistente na Universidade Adolfo Adolfo Ibáñez em Santiago, Chile. Seus temas de pesquisa incluem fatores-macro que influenciam o comportamento do consumidor, sistemas de marketing e ativismo. O trabalho de Flávia abrange diferentes áreas relacionadas a experiência do consumidor, ativismo, consumo, família e varejo.

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Richard Perassi é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Educação pela UFMS, Bacharel e Licenciado em Artes pela UFJF. Trabalha como professor titular na UFSC, lecionando nos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). Sua pesquisa inclui os campos de Artes Visuais, Arte Educação, Comunicação, Semiótica e Design; e a liderança do grupo (SIGMO/UFSC/CNPq).

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos