Approaches to the relationship between cultural diversity and user experience in design products: a systematic review
Palavras-chave:
design e diversidade cultural, design intercultural, design transcultural, experiência do usuário, interação humano-produto.Resumo
O presente estudo visa identificar a influência do contexto cultural do usuário na sua interação com produtos de design. Para tal, é realizada uma revisão sistemática de literatura compreendendo 80 artigos no escopo do design para a diversidade cultural, com ênfase na experiência do usuário, estes publicados em periódicos internacionais no período entre 1996 e 2018. O objetivo central do trabalho concentra-se na classificação e análise destes artigos, fazendo-as de acordo com os seguintes critérios: [1] tipo de pesquisa; [2] áreas do conhecimento; [3] análise dos métodos de estudo cultural; e [4] análise das culturas avaliadas e avaliadoras. Os resultados obtidos indicam a predominância do eixo América do Norte / Europa como motivadores de pesquisas no campo do design para a diversidade cultural, em grande parte incentivados por suas relações econômicas e diferenças culturais com nações asiáticas como China, Coréia do Sul e Japão. Evidenciam-se também o número inferior de pesquisas que trazem o eixo América Latina / África como foco, tanto em produção quanto como objeto. O estudo apresenta também o uso repetido de alguns métodos de análise cultural, sendo destacada a Teoria das Dimensões Culturais de Hofstede, o que indica a tendência do corpo de pesquisas revisado a se desenvolverem no formato comparativo entre culturas – ou estudos transculturais. Outros modelos, como estudos multiculturais ou interculturais, são recentes e ainda escassos. Por fim, os resultados evidenciam a influência do contexto cultural do usuário na sua interação com produtos de design e dá um passo adiante na concepção de um campo teórico sólido para o design para a diversidade cultural.Referências
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