Branding Estratégico: Leonardo da Vinci e fios de seda para o mercado da moda de luxo da nossa contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

Design, Leonardo da Vinci, Estrategia Criativa

Resumo

Este artigo, financiado [omitido para revisão cega], aborda, sob aspecto do branding, design e sociologia, a estratégia criativa para unir Uomo Universale para alavancar a moda contemporânea. Apresenta-se o caso do Antico Seitificio Fiorentino, situado na cidade de Florença, Itália, com a produção de tecidos de seda para o mercado de luxo: moda masculina, design de interiores de barcos e residências. Assim, este trabalho foi organizado em quatro tópicos: (i) moda de Stefano Ricci, proprietário do ASF; (ii) metodologia baseada na identificação das estratégias em unir Leonardo da Vinci e tecidos, e (iv) sugestões para estudantes e profissionais.

Biografia do Autor

Yazmin Pamela da Silva Moroni, Universidad del Salvador (USAL), Ciudad de Buenos Aires, Argentina.

Doutoranda em Sociologia pela Universidad Católica Argentina (UCA), Buenos Aires, Argentina, mestrado em Estudos estratégicos pela Universidad de la Defensa Nacional (UNDEF) de Buenos Aires, Argentina, graduação em Comercio Exterior pela Universidade FEEVALE de Novo Hamburgo, Brasil, professora e investigadora da Universidad del Salvador (USAL), Buenos Aires, Argentina, com amplia experiencia em docência e publicações nos temas multidisciplinares das didáticas de comercio internacional, sociologia, moda, design, marketing internacional, investigação de mercados, logística, idiomas, praticas integradas de criação, ciência cognitiva na comunicação, cores, percepção visual, produção gráfica, sinalização, tratamento digital de imagens e programas ADOBE.

Janaina Luisa da Silva Moroni, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasilia, DF

Professor & Researcher - Possui Bach. graduação em Desenho Industrial, Design, pela Universidade Luterana do Brasil (2001), MBA - Master of Businesss Administration em Gestão Educacional pela mesma universidade (2005); M.Sc. mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Design (ensino, extensão e pesquisa), principalmente nos seguintes temas: design, inovação e processo criativo (material e imaterial em institutos privados, públicos e ONG's). Autora de materiais didáticos e palestrante sobre design, instrumentos, métodos de estímulo criativo. Professora Adjunta, nível 2, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de graduação em design de produto e no curso de graduação em design visual. PESQUISA CAPES: LEONARDO DA VINCI E CRIATIVIDADE.

Edval Rodrigues de Viveiros, UNISALESIANO, Araçatuba, Sao Paulo, SP.

Doutor e Mestre em Educação para a Ciência, realizado na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Campus de Bauru (estado de São Paulo). No doutorado participou do "Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior", efetuando estágio na Université Paris 8 /Laboratoire Paragraphe (Vincennes Saint-Denis). Os pontos de pesquisa abrangem a aplicação da Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento (principalmente a Teoria dos Campos Conceituais). Dentro disto, o foco de investigação tem sido em relação ao estudo dos processos de conceitualização, representação semiótica e análise do mecanismo da cognição. Atualmente é docente nos cursos de Engenharia Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Bioprocessos, Computação e Civil do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, UNISALESIANO, Araçatuba. Na docência no ensino superior privilegia o uso de Metodologias Ativas, como PBL, TBL, Design Thinking, Flipped Classroom, Peer Instruction e outras, participando do Consórcio STHEM Brasil, e LASPAU Harvard.

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Publicado

2019-08-30

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Artigos