Linguagens de Síntese Visual em Processo de DNA: Estudo de casos de marcas de moda praia em Portugal
Palavras-chave:
DNA de Marcas, Moda de Praia, Linguagem de Síntese Visual.Resumo
O presente artigo objetiva uma reflexão sobre os processos de simplificação da análise da identidade visual de marcas, por meio da aplicação de linguagens de síntese visual na compreensão desses sistemas. Pragmaticamente, o estudo foi aplicado ao mercado da moda praia em Portugal no intuito de diagnosticar as suas tendências e analisar a ligação entre a personalidade/DNA da marca e o sistema visual de quatro casos. Os resultados permitiram constatar que as linguagens de síntese visual aplicadas aos estudo da linguagem visual de uma determinada marca podem permitir ter um maior controle sobre esse universo visual, bem como sobre a implementação do seu DNA.Referências
CANTÊ. C2015. Disponível em:<http://cantelisboa.com>.Acesso em: set. 2015.
CARVALHAL, André. A moda imita a vida: como construir uma marca de moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio de Janeiro, 2014.
COSTA, Joan. La esquemática: visualizar la información. Madrid: Paidós Ibérica, 1998.
COBRA, Marcos. Marketing de serviço financeiro. 3a ed. São Paulo: Cobra, 2007.
MARTINS, José Roberto. Grandes Marcas, Grandes Negócios. Como as pequenas e médias empresas devem criar e gerenciar uma marca vencedora. 2a ed. São Paulo: Global Brands, 2005.
MARTINS, José Roberto. Branding: Um manual para você criair, gerenciar e avaliar marcas. 3a ed. São Paulo: Global Brands, 2006.
OLINS, Wolff. The new guide to identity: How to create and sustain change through managing identity. London: Gower Publishing, 1995.
LATITID. C2015. Disponível em:< https://www.latitid.com>.Acesso em: out. 2015.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jeniffer Cole. Graphic Design: the new basics. New York: Princeton Architectural Press, 2008.
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jeniffer Cole. Graphic Design Thinking: beyond brainstorming. New York: Princeton Architectural Press, 2011.
OLIVEIRA, Fernando. Diagramas & Marcas: contributos sobre a utilização de diagramas na construção e análise do discurso visual das marcas. Lisboa: FA/UL, 2015.
PAPUA. C2015. Disponível em: <http://www.papua.pt>. Acesso em: out. 2015.
RAPOSO, Daniel. Design de Identidade e Imagem Corporativa: Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual corporativa. Castelo Branco: Edições IPCB, 2008.
TUFTE, Edward R. Beautiful Evidence. Connecticut: Graphics Press, 2007
TUFTE, Edward R, The visual display of quantitative information. 2a ed. Connecticut: Graphics Press LLC, 2009.
TUFTE, Edward R. Visual explanations: images and quantities, evidence and narrative. Connecticut: Graphics Press, 2010.
RUÃO, Teresa. FARHANGMER, Minoo. A imagem de marca: análise das funções de representação e apelo no marketing das marcas, um estudo de caso. In: I Seminário de Marketing Estratégico e Planeamento. Actas... Portugal: Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho. 2000. pp. 1-11.
VOKE. C2015. Disponível em: <http://www.vokeswimwear.com>. Acesso em: out. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.