Estratégia de diferenciação na indústria automobilística e as vantagens competitivas sustentáveis sob a óptica do Triple Bottom Line

Autores

  • Viviane Chunques Gervasoni UNINOVE Universidade Nove de Julho
  • Dirceu da Silva UNINOVe Universidade Nove de Julho
  • George Bedinelli Rossi USP Leste

Palavras-chave:

Estratégia, Vantagem competitiva, Triple bottom line, Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo visa responder Como a estratégia de diferenciação proporciona vantagem competitiva sustentável, pelo uso do Triple Bottom Line – TBL, para a indústria automobilística? E, como objetivo verificar se empresas que desenvolvem práticas sustentáveis, por meio do TBL, tem vantagem competitiva. Para tanto fez-se uma pesquisa qualitativa tipo estudo de casos múltiplos com amostragem teórica e coleta de dados documental. Os dados foram coletados nos relatórios publicados pela BM&F BOVESPA e disponibilizados nos relatórios de sustentabilidade. Para os aspectos social e ambiental foram usadas informações divulgadas, além de visita as instalações da empresa. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento de práticas sustentáveis sob a óptica do Triple bottom line é uma estratégia de diferenciação e gera vantagem competitiva sustentável.

Biografia do Autor

Viviane Chunques Gervasoni, UNINOVE Universidade Nove de Julho

Doutora em Administração, pesquisadora nas linhas de Marketing e Finanças.

Dirceu da Silva, UNINOVe Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação, pesquisador nas linhas de Marketing, comportamento do consumidor e análises qualtitativas.

George Bedinelli Rossi, USP Leste

Doutor em Administração, pesquisador das linhas de Marketing, estratégia e comportamento do consumidor.

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Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos