Branding Estratégico: Leonardo da Vinci e fios de seda para o mercado da moda de luxo da nossa contemporaneidade
Palavras-chave:
Design, Leonardo da Vinci, Estrategia CriativaResumo
Este artigo, financiado [omitido para revisão cega], aborda, sob aspecto do branding, design e sociologia, a estratégia criativa para unir Uomo Universale para alavancar a moda contemporânea. Apresenta-se o caso do Antico Seitificio Fiorentino, situado na cidade de Florença, Itália, com a produção de tecidos de seda para o mercado de luxo: moda masculina, design de interiores de barcos e residências. Assim, este trabalho foi organizado em quatro tópicos: (i) moda de Stefano Ricci, proprietário do ASF; (ii) metodologia baseada na identificação das estratégias em unir Leonardo da Vinci e tecidos, e (iv) sugestões para estudantes e profissionais.
Referências
ALESSI, C. Dopo gli anni Zero: il nuovo design italiano. Roma: Editori Laterza, 2014.
ASF-ANTICO SETIFICIO FIORENTINO. Tessutti. Disponível em: <http://anticosetificiofiorentino.com/textiles/>. Acesso em: 17 jul. 2018a.
ASF-ANTICO SETIFICIO FIORENTINO. In the name of Leonardo. Disponível em: <http://anticosetificiofiorentino.com/in-the-name-of-leonardo/)
/>. Acesso em: 17 jul. 2018b.
AVRVM. Pitti Uomo 90. Disponível em:
http://www.avrvm.it/pitti-uomo-90-2/>. Acesso em 27 mai. 2018.
BARTHES, R. The Rhetoric of the Image: Image, Musica, Text [trans. S. Heath, 1977]. London: Fontana, 1964.
BARTHES, R. De las joyas a la bisuteria. El sistema de la moda y otros escritos. Buenos Aires: Paidos, 2003.
PENN, G. Capítulo 13: Analise Semiótica de Imagens Paradas. p. 319-342. In BAUER, Martin.; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som: Um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
BECKER, H. Art worlds. Berkeley: University of California Press, 1982.
COLOMBO, P.; CABALLOS, A.; MORA, E. Redactores de belleza - Art Crafts de la moda italiana. Venecia: Marsilio Publishers, 2013.
DUBOIS, B., LAURENT, G., CZELLAR, S. Consumer rapport top luxury: Analyzing complex and ambivalent attitudes. Working Paper Series: 7, 36, Paris, 2001.
ERNER, G. Sociología de las tendencias. Barcelona: Ed. Gustavo Gilli, 2010.
GIUMELLI, R. The Meaning of the Made in Italy. Changes in a changing World. Revista ISR _Italian Sociological Review, Vol 6, n.2, p. 241-263, 2016.
GROSSMANN, H. ”Die Gesellschaftlichen Grunlagen der mechanistischen Philosophie und die Manufakturª, Zeitschrift fur Sozialforschung vol. 4, 2, p. 161-231, (1935) (Librairie Fèlix Alcan, Paris). Traducido al ingles en H. Grossmann (1987)”The Social Foundations of Mechanistic Philosophy and Manufacture”. Science in Context, I, I, 129-180. Trad. Gabriella Shalit.
ISTITUTO BENI CULTURALI. Il Filo della storia. Emilia Romagna: CLUEB Editrice Bologna, 2005
LEONARDO DA VINCI. Códice Madrid. Manuscrito, 1503-1505.
MARÍN, A. L. Sociología: el estudio de la realidad social. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, S.A, 2011.
MDT- MUSEO DEL TESSUTO. Collezioni. Disponível em: < http://www.museodeltessuto.it/museo/collezioni/>. Acesso em: 17 jul. 2018.
MELUCCI, A. Passaggio d’epoca. Milano: Feltrinelli, 1998.
PISCITELLI, A. M. Moda y sociedad. En: Balzano Silvia (compiladora). De la nueva cuestión social al cuidado y a la sociabilidad. Buenos Aires: EDUCA, 2011.
RICCI. S. Disponível em: < http://www.stefanoricci.it>. Acesso em: 17 jul. 2018.
RUMSCHISKY TERMINIELLO, A. M. El valor de la utilización de personajes famosos en la comunicación publicitaria: un análisis cuantitativo de precios para un producto de moda. 2009. Tese (Doutorado). Universidade Complutense de Madri, Madri, Espanha.
SILVESTRINI, I. Seta, oro e argento: Lussuose vesti e magnifici apparati dal Rinascimento all’Impero. Pagina 98-99. Org. ISTITUTO BENI CULTURALI. Il Filo della storia. Emilia Romagna: CLUEB Editrice Bologna, 2005.
TARTAGLIA, A.; MARINOZZI, G. Il lusso…magia e marketing. Presente e futuro del superfluo indispensabile. Milano: Franco Angeli, 2006.
TIRABOSCHI, G. Giovan Battista Moroni. L’uomo e l’artista. Bergamo: Tera Mata, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research generates a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with the reading and citing an author's work.
The author must ensure:
-
that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the document and its submission for publication.
-
that their work is original, and if the work and / or words of other people were used, they were duly recognized.
Plagiarism in all its forms constitute unethical publication behavior and is unacceptable.
The articles and other published works, become the property of the journal.
The contents of e-Journal LOGO are licensed under a Creative Commons License 4.0 by. It reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze the submitted works.
Under the license you have the right to:
- Share - copy and redistribute the material in any media or format
- Adapt - remix, transform, and create from material to any purpose, even if commercial.
- The licensor can not revoke these rights as long as you respect the license terms.
According to the following terms:
- Assignment - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
The authors of papers submitted to the e-Journal LOGO authorize their publication in physical and electronic media for academic purposes. The authors also agree on the distribution of articles by national and international indexing databases, whether or not for profit, and can be reproduced as long as the source is cited.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidos.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
Os artigos e demais trabalhos publicados, passam a ser propriedade da revista.
Os conteúdos de e-Revista LOGO estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Reserva-se o direito de usar software ou otros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Segundo a licença você tem direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.