Research as Social Construction: Transformative Inquiry (Pesquisa como construção social: investigação transformativa)

Autores

  • Sheila McNamee University of New Hampshire

Palavras-chave:

Methodology, Measurements, Methods and Theories, Social Constructionism

Resumo

This article introduces a view of research that is compatible with a social constructionist philosophical stance. Research is described as a relational process where the coordination of multiple (and often competing) discourses are at play. The challenge for the researcher is to adopt a reflexive stance toward any inquiry process so that the local, contingent, and situated practices of those participating in the research, as well as those conducting the inquiry can be in dialogue with one another. From a constructionist stance, traditional research (i.e., the scientific method) is viewed as one discursive option for conducting research – but not the only one.

 

RESUMO - Este artigo introduz a visão de pesquisa que é compatível com a postura construcionista social. A pesquisa é descrita como um processo relacional onde a coordenação de múltiplos (e geralmente competitivos) discursos está em jogo. O desafio do pesquisador é adotar uma postura reflexiva frente a todo processo investigativo, de modo que as práticas locais, contingentes e situadas dos participantes da pesquisa, assim como as dos que conduzem a investigação, possam dialogar umas com as outras. De uma postura construcionista, a pesquisa tradicional (ex. método científico) é vista como uma opção discursiva para conduzir pesquisa, entretanto, não é considerada a única.

Palavras-chave: Metodologia; Medidas, Métodos e Teorias; Construcionismo Social

Downloads

Como Citar

McNamee, S. (2010). Research as Social Construction: Transformative Inquiry (Pesquisa como construção social: investigação transformativa). aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 1(1), 09–19. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/418

Edição

Seção

Pesquisa, Teoria e Metodologia