Currículo E Formação Do Enfermeiro: Desafios Das Universidades Na Atualidade
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação superior, Currículo, Aprendizagem baseada em problemasResumo
Trata-se de revisão bibliográfica com objetivos de analisar como as universidades brasileiras têm enfrentado a adequação curricular em cursos de enfermagem e o uso de metodologias ativas para a formação profissional de enfermeiros, no período de 2004 a 2014. Foi desenvolvida no sítio da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando-se o método integrado e os descritores em duplas: Educação superior e Currículo, Educação superior e Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação superior e Enfermagem, Currículo e Aprendizagem Baseada em Problemas, Currículo e Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas e Enfermagem. Emergiram duas temáticas centrais de análise: 1) Reformulação Curricular e 2) Formação profissional do Enfermeiro. Conclui-se que há predomínio de estudos que enfatizam a reforma curricular dos cursos de enfermagem utilizando-se o modelo baseado em competências (aprender a aprender), a teoria dialética e a pedagogia crítico-reflexiva como bases teórico-filosóficas, além de lançarem mão de estratégias de ensino-aprendizagem como as metodologias ativas (Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas- ABP) no currículo; estudos que dão grande enfoque para a formação profissional do enfermeiro e uma lacuna em estudos sobre a formação docente, considerando as inovações curriculares vigentes.
Palavras-chave: Educação superior. Aprendizagem baseada em problemas. Currículo. Enfermagem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas