Requisitos projetuais para a criação de um produto de divulgação do trabalho artístico visual manauara, por meio de estudo de caso comparativo

Autores

  • Karla Mazarelo Maciel Pacheco Universidade Federal do Amazonas
  • Anna Lôyde Abreu de Araújo Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Requisitos Projetuais, Gestão do Design, Artes Visuais.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado cujo objetivo é realizar um estudo de caso comparativo, para a identificação de atributos do design e de aspectos de inovação necessários ao desenvolvimento de um sistema de comunicação tecnológico que promova a divulgação do trabalho artístico visual manauara. Contempla uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, ratificada a comparação de dois casos distintos: 1) inserção da gestão do design no desenvolvimento de produtos e; 2) as novas formas de divulgação de eventos artísticos. Como resultado, foram estabelecidos requisitos projetuais preliminares para a construção do produto final.

Biografia do Autor

Karla Mazarelo Maciel Pacheco, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999), especialização em Marketing Empresarial (2001) e mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007). Doutorado em Design, Fabricação e Gestão de Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência - UPV/ Espanha (2012). Professora titular da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pelo Departamento de Design & Expressão Gráfica - DEG. Experiência profissional em: Desenho Industrial, com ênfase em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Industriais, Investigação de Recursos Naturais e Ambientais para Produção Têxtil, Pesquisa em Tecnologia de Produtos Florestais, Modelagem Sistêmica para a Fabricação de Produtos e Organização de Empresas, Design Gráfico, Comunicação Visual, Identidade Visual Corporativa, Sistema de Sinalização Gráfica, Padronagem Visual para Concepção de Produtos e Produção de Material Didático para Ensino à Distância. Gestora do Programa de Educação Tutorial em Design da Universidade Federal do Amazonas - PET Design/UFAM. Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design - PPGD/ Mestrado Profissional da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Anna Lôyde Abreu de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014), especialista em Design de Interação pela Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI (2015) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Design pela UFAM. Atuou como professora voluntária e substituta na Universidade Federal do Amazonas, pelo Departamento de Design & Expressão Gráfica - DEG (2016-2018) . Possui atuação e experiência profissional em Programação Visual, Design Gráfico, Design Digital, Design de Superfície e Fotografia.

Referências

BERNARDES, M. e KAULING, G. Estudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção brasileiras. Estudos em Design, v. 19, 2011.

BRUCE, M.; COOPER, R.; VAZQUEZ, D. Effective design management for small business. Design Studies, v. 20, n.3, p. 297-315, 1999.

CONCULTURA. A Arte no Amazonas. 1. ed. Manaus: Fundo Municipal de Cultura, 2016. Disponível em: <http://concultura.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/A-arte-no-Amazonas.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2018.

GIL, A. Como Elaborar Projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMBRICH, E. A História da Arte. Edição de bolso. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

HUGO, A. et al. Dança Contemporânea - Uma Arte Também Manauara. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/norte2013/expocom/EX34-0028-1.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.

MARCONI, M. e LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PÃSCOA, L. O Panorama das Artes Plásticas em Manaus. In: Revista Eletronica Aboré – Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo – Ed. 03/2007. Manaus, 2007. Disponível em: <http://livrozilla.com/doc/716757/o-panorama-das-artes-pl%C3%A1sticas-em-manaus---revistas>. Acesso em: 25 de out. 2018.

PRATA, W. Design e cultura amazônica: o espaço simbólico do Campo do Design no Amazonas. Tese de Doutorado — Departamento de Artes & Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2017.

REA, S. Transformatividade: Aproximações entre Psicanálise e Artes Plásticas: Reina Katz, Carlos Fajardo, Flávia Ribeiro. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos