Valorização dos Recursos Locais: Relações entre os Obstáculos da Cadeia de Produtos do Extrativismo e a Gestão do Design

Autores

  • Valkiria Aires Viegas Universidade Federal do Maranhão
  • André de Souza Lucca Universidade Federal do Marnhão

Palavras-chave:

Gestão do Design, Valorização local, Extrativismo.

Resumo

Como uma ferramenta estratégica para a inovação centrada nos recursos e nas competências de um território, o Design pode atuar buscando não só identificar os produtos, os serviços e os valores existentes, mas também, visualizando conexões e novos cenários através de uma visão holística do complexo sistema econômico, social e cultural onde o extrativismo está inserido. Baseada numa revisão bibliográfica narrativa, o presente texto adota uma perspectiva multidisciplinar priorizando uma visão projetual e envolvendo os conhecimentos da área de gestão do Design aplicada ao setor extrativista. Foram selecionadas quatro cadeias produtivas de produtos extrativistas: o Babaçu, a castanha do Brasil, o açaí e os recursos pesqueiros, no intuito de relacionar os principais problemas enfrentados por setor identificando os níveis de atuação e da gestão do Design.

Biografia do Autor

Valkiria Aires Viegas, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Design pela Universidade Federal do Maranhão. Linha de pesquisa Design Sustentável.

André de Souza Lucca, Universidade Federal do Marnhão

Professor Adjunto da UFMA, lotado no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e docente do Mestrado em Design (PPGDg). Bacharel em Desenho Industrial pela UFSM-RS, Especialista em Formação de Empresários e Dirigentes para Micro e Pequenas Empresas pela UFRGS, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI-RS e Dottore di Ricerca in Scienze del Design pela Università IUAV di Venezia, Itália (doutorado revalidado pela COPPE/UFRJ). Entre 2012 e 2013 realizou Pós-doutorado junto ao PPGDesign da UFPR (bolsa pós-doc REUNI) colaborando com a equipe de pesquisa do Núcleo de Design e Sustentabilidade (NDS). Áreas de interesse: Design sustentável; Design para a valorização do território; Design para a promoção das competências e identidades locais.

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Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Artigos