Intervenção com Mulheres Vítimas de Violência: Uma Abordagem Multidisciplinar
Palavras-chave:
Atendimento biopsicossocial, Equipe MultiprofissionalResumo
O reconhecimento da violência sexual e doméstica contra as mulheres é recente. Dispositivos como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e a Lei Maria da Penha contribuíram para um cenário de oferecimento de atendimento integral a esse público. Na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, os Centros Especializados para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (CEPAV) oferecem atendimento biopsicossocial a pessoas em situação de violências, incluindo as mulheres. Em razão da Pandemia da COVID-19, foram interrompidos os atendimentos em grupos presenciais, tornando necessárias adaptações do serviço oferecido. Este texto objetiva apresentar um protocolo de atendimento multidisciplinar que foi desenvolvido por um CEPAV e que inclui, além do acolhimento inicial, seis encontros temáticos. Os encontros visam abordar a história familiar, a saúde compreendida de forma integral, questões de gênero, corpo físico e sexualidade, além da Lei Maria da Penha e projetos de futuro. Para isso foram feitas discussões com as mulheres, uso de atividades lúdicas e artísticas, vídeos, etc. Um dos resultados importantes da utilização do protocolo é sua perspectiva multiprofissional e, portanto, ampliada. A possibilidade de seguir atendendo as mulheres, mesmo individualmente, em um contexto com menos risco de propagação do novo coronavírus, e com a manutenção da riqueza de temas que eram discutidos nos grupos presenciais é outro resultado da criação deste protocolo. Além disso, considera-se que ele é uma ferramenta útil e passível de replicação e adaptação em outros contextos e serviços de atendimento às mulheres vítimas de violências, pois permite ampliar as discussões com elas, ao mesmo tempo em que as auxilia a vislumbrar e planejar possibilidades de saúde futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas