Projeto de Intervenção: Educação em Saúde para Prevenir a Violência Contra a Mulher

Autores

  • Felipe Araújo de Santana Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2353-717X
  • Renata Alves César Fernandes Universidade de Pernambuco
  • Jully Hannay Santos de Souza
  • Ericka Noemia Gomes da Silva
  • Patricia Silva Lima
  • Karolline de Souza Leão Valença

Palavras-chave:

Violência, Saúde Pública, Violência contra a Mulher.

Resumo

Historicamente as mulheres têm se situado em posições subalternas na sociedade, em função de uma nítida diferenciação dos sexos sociais.Esta diferenciação alimenta e é alimentada, sobretudo, pela divisão sexual e de gênero do trabalho estruturada na separação do trabalho de homens e de mulheres e na valorização das atividades ditas masculinas. A problemática da violência contra a mulher é considerada atualmente importante questão de saúde pública, tendo em vista que afeta não somente a pessoa que sofre violência, mas também a sociedade. Determinantes, como a invisibilidade da violência, insensibilidade, falta de capacitação dos profissionais de saúde, a tendência à medicalização dos casos e a pouca articulação entre os diferentes setores da sociedade, tornam o problema ainda mais complexo e de difícil intervenção. Espera-se que com a intervenção educativa os enfermeiros que assistem as mulheres nas unidades básicas de saúde possam identificar precocemente os fatores de risco e progressão dos casos de violência, além de aprofundar os conhecimentos sobre a temática.

Biografia do Autor

Felipe Araújo de Santana, Universidade de Pernambuco

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Estácio de Recife (ESTÁCIO - RECIFE). Pós-graduação Lato Senso com título de Especialista em Nefrologia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pós-graduando Docência no Ensino Superior com ênfase em sistema de saúde (FAVENI). Preceptor de Estágio Supervisionado com acadêmicos de Enfermagem no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Enfermeiro Assistencial no setor de Urologia e Traumatologia C do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Enfermeiro Facilitador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Atualmente Gerente de Risco no Núcleo de Gerenciamento de Risco Sanitário Hospitalar (NGRSH) e integrante da Rede Sentinela do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Participante do Projeto de Extensão Pode Respirar! Discutindo Promoção da Saúde no SUS/PE (Aprovado pelo Programa de Fortalecimento Acadêmico - PFA, Edital PFA de Extensão 01/2019). E participante do Projeto de Extensão "Rede Interna de Atendimento as pessoas em situação de Violência" do Hospital Universitário Oswaldo Cruz-UPE.

Renata Alves César Fernandes, Universidade de Pernambuco

Doutorado em Serviço Social (UFPE), em andamento. Mestrado em Serviço Social (UFPE), especialização em Gestão Ambiental (FAFIRE) e MBA em Gestão de Serviços Hospitalares (FCAP/UPE). Atualmente é Assistente Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz-UPE, coordenadora do Projeto de Extensão Pode Respirar! Discutindo Promoção da Saúde no SUS/UPE; Tutora de Núcleo da Residência Multidisciplinar em Cuidados Paliativos. Assistente social do Hospital Mendo Sampaio - Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em saúde, gênero, violência e HIV/AIDS.

Jully Hannay Santos de Souza

Ensino Superior Completo de Bacharelado em Enfermagem. Universidade de Pernambuco - Faculdade Nossa Senhora das Graças. Ano: 2015.1-2019.2. Residente de Cirúrgica no Hospital Getúlio Vargas - SES/PE.

Ericka Noemia Gomes da Silva

Graduada em ENFERMAGEM pela Universidade de Pernambuco (2013) e pós-graduada em Saúde Coletiva pelo Grupo CEFAPP (2017). Atuando desde o ano de 2013 como enfermeira em Unidades de Saúde da Família do município de Abreu e Lima. Esteve a frente das unidades dos bairros do Fosfato, Alto da Bela Vista e posteriormente do Planalto, onde encontra-se lotada.

Patricia Silva Lima

Graduada Médica pela Universidade de Pernambuco, residente de Ginecologia e Obstetricia

Karolline de Souza Leão Valença

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, campus Recife (2014-2019). Atualmente pós-graduanda (Especialização) na modalidade Residência Multiprofissional em Enfermagem Cirúrgica pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Hospital Getúlio Vargas, Recife-PE. Pós-graduanda em Instrumentação Cirúrgica, centro cirúrgico/central de material e esterilização (FAVENI).

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santana, F. A. de, Fernandes, R. A. C., Souza, J. H. S. de, Silva, E. N. G. da, Lima, P. S., & Valença, K. de S. L. (2022). Projeto de Intervenção: Educação em Saúde para Prevenir a Violência Contra a Mulher. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(1), 96–101. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6276