Campanhas de Prevenção da Violência contra a Mulher: um relato de experiência de trabalho da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (SC)

Autores

  • Thamara Garcia Del Mir Mestranda no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFSC. Psicóloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí. Coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí.

Palavras-chave:

Violência Contra a Mulher, Violência e Saúde, Prevenção.

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência de boas práticas em saúde referente à realização de ações e campanhas de prevenção à violência contra a mulher no município de Itajaí (SC), pela da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV), nos anos de 2019 e 2020. A RAIPSV é uma rede temática intersetorial, instituída oficialmente no município cuja coordenação técnica e executiva é de competência e atribuição da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí. Neste trabalho descrevem-se as ações realizadas na campanha municipal “Agosto Lilás” e a execução da Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” tendo como diretriz norteadora do marco teórico o enfoque da Organização Mundial de Saúde e de outros autores sobre o tema da Violência e Saúde e da Violência contra a Mulher. 

Biografia do Autor

Thamara Garcia Del Mir, Mestranda no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFSC. Psicóloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí. Coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí.

Psicóloga,Psicanalista, Especialista em Dependência Química e Saúde Mental. Pós graduada em Epidemiologia e os Profissionais de Saúde e em Saúde Pública. Servidora pública. Psicóloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e  Coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí. Mestranda em Saúde Coletiva, linha Violência e Saúde no Programa de Pós Graduaçaõ em Saúde Coletiva da UFSC.

Downloads

Publicado

2022-03-31