Programa de reabilitação físico funcional para pacientes em hemodiálise
Resumo
Introdução: A doença renal crônica (DRC) vem aumentando sua incidência e na fase mais avançada necessita de terapia renal substitutiva (TRS), onde se destaca a hemodiálise (HD) como a mais utilizada. Na HD os pacientes apresentam diversos problemas dentre eles a redução da capacidade funcional. A reabilitação baseada em exercícios físicos traz vários benefícios, porém, estes protocolos de exercícios são poucos difundidos nos serviços. Objetivo: Descrever o programa de reabilitação físico funcional com atuação interdisciplinar e seu processo de avaliação para pacientes em HD. O programa: Ocorre durante as primeiras duas horas da HD, duas/três vezes semanais e é dividido em dois grupos. O programa da Educação Física (grupo 1) tem duração de 20 a 70 minutos e consiste em alongamento ativo, aquecimento (3 minutos) e treinamento aeróbio em cicloergômetro (duração: 10 a 45 minutos; intensidade: 3/4 pela escala de Borg adaptada), treinamento contra resistência (para todos os grandes grupos musculares, carga de 0,5 a 1 kg, séries/repetições de 3/15) e alongamento. O Programa da Fisioterapia (grupo 2) tem aproximadamente a mesma duração de tempo, consiste em alongamentos passivos, exercícios resistidos (para todos os grandes grupos musculares com carga de 30% da resistência máxima avaliada-1RM), treinamento aeróbico (intensidade de 55% da frequência cardíaca de reserva durante 10/20minutos) e exercícios respiratórios. Conclusão: Este artigo traz uma proposta de um programa de reabilitação física multiprofissional com atuação do fisioterapeuta e do profissional de Educação Física durante a HD e podendo ser um modelo facilmente adotado em outros serviços de HD.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas